Novidades
Mantenha-se informado com as últimas funcionalidades, melhorias e alterações significativas das soluções da Paketa.
- Backoffice
- Portal RH
- Portal Cliente
- APIs
- Documentação
Outubro 2024
21/10/2024
Criação de grupos com adição em lote de empresas e Políticas de crédito
Configurações
Estamos animados em anunciar uma nova funcionalidade que torna a criação de grupos ainda mais eficiente e prática. Agora, ao criar um grupo, você pode adicionar empresas em lote, facilitando a organização e gestão de múltiplas entidades de uma só vez.
Além disso, é possível definir as políticas de crédito desejadas para o grupo. Isso não só agiliza a configuração inicial, mas também garante que todas as empresas incluídas no grupo estejam alinhadas com as diretrizes de crédito estabelecidas.
18/10/2024
Novo recurso para ativar e desativar uma automação
Automações
Implementamos o recurso de ativar e desativar uma automação já publicada no Backoffice, simplificando o processo. Isso elimina a necessidade de interações via API, tornando a operação mais ágil e acessível.
Com essa melhoria, nossos clientes ganham autonomia e rapidez na gestão de automações, garantindo maior controle e eficiência no uso da plataforma.
Setembro 2024
30/09/2024
Adição de ícone para indicar cliente com possibilidade maior de oferta
Cockpit
Agora, no Cockpit, existe um ícone que indica clientes que solicitaram uma oferta de crédito mas que, durante a simulação, possuem um crédito maior do que o contratado.
Sempre que o valor de limite máximo de crédito for superior ao valor solicitado no empréstimo este ícone estará presente, conforme exemplo abaixo:
Essa melhoria visa facilitar a identificação visual de situações em que o limite de crédito disponível é maior que o valor solicitado, auxiliando na tomada de decisão e no gerenciamento de propostas de forma mais rápida e eficaz.
06/09/2024
Detalhes da proposta em aba lateral
Configurações
Na tela de Propostas, que exibe uma lista completa de todas as propostas, agora é possível visualizar os detalhes de uma proposta específica em uma aba lateral com um simples clique. Essa atualização otimiza significativamente o trabalho dos operadores, que necessitam consultar propostas e seus respectivos detalhes diariamente, tornando o processo mais eficiente e prático.
Essa funcionalidade está disponível em versão Beta. Confira no vídeo abaixo como habilitá-la.
Identifique operadores que estejam trabalhando na mesma proposta
Configurações
Agora é possível visualizar o cursor do mouse de outros operadores que estão analisando a mesma proposta. Essa funcionalidade aumenta a percepção e colaboração entre os operadores, facilitando o acompanhamento em tempo real das atividades de todos que estão envolvidos na análise.
Coluna para identificar o responsável pela criação de salário
Configurações
Agora, na tela de salários do funcionário, é possível visualizar o tipo de usuário responsável pela criação do salário. Essa melhoria permite que os operadores analisem as propostas com mais precisão, consultando o histórico de quem inseriu os dados salariais — seja um Operador de RH, Backoffice ou o próprio funcionário.
Os tipo de operadores são:
- Funcionário
- Operador RH
- Operador Backoffice
- Operador Backoffice e RH
- Operador (quando é possível determinar que é só um operador, ele não tem permissões)
- Não informado
Agosto 2024
23/08/2024
Melhoria na tela de validação de documento de identidade
Configurações
Para agilizar o processo de validação de documentos e evitar que os operadores precisem consultar dados em outras telas, adicionamos os seguintes campos diretamente no formulário:
- Data de nascimento
- Naturalidade
- Nacionalidade
- Orgão emissor
- Estado emissor
Com essa melhoria, os operadores têm acesso a todas as informações necessárias em um único lugar, tornando o processo mais eficiente e reduzindo o tempo gasto em validações.
Anexos da proposta em formato de cards
Configurações
Agora, os anexos das propostas podem ser exibidos em formato de cards! Essa nova visualização facilita a identificação e compreensão rápida de todos os anexos relacionados a uma proposta, tornando o processo mais intuitivo e eficiente.
Essa funcionalidade está disponível em versão Beta. Confira no vídeo abaixo como habilitá-la:
Melhorias na tela de salários dos funcionários
Configurações
Para aumentar a eficiência na análise de propostas, adicionamos a coluna de status e o campo CNPJ na tela de salários dos funcionários. Com essas novas informações, os operadores poderão tomar decisões de forma mais rápida e precisa.
13/08/2024
Tipo de fatura para múltiplos CNPJs
Financeiro
Agora, ao criar uma fatura, você pode selecionar o tipo de fatura mesmo quando a opção de múltiplos CNPJs estiver habilitada.
02/08/2024
Configuração de entidade de dados (registros)
Configurações
Edite e crie novas entidades de dados (registros) em Backoffice - Configurações > Registros:
Exemplo
Exemplos práticos de configuração das entidades de dados incluem a personalização das causas de rejeição de uma proposta ou os motivos de contestação de uma fatura, adaptando-os às necessidades específicas da sua empresa e ao tipo de operação.
Para saber mais sobre entidades de dados e como configurá-las, consulte nossa documentação: Entidades de dados (registros)
Melhorias na tela de Detalhes da proposta
Cockpit
Realizamos uma série de melhorias e ajustes visuais na interface, a fim de aprimorar a experiência de navegação e a clareza visual da tela de Detalhes da proposta.
Confira as principais alterações:
-
Data de criação da proposta
- A data de criação foi removida do topo e adicionada como um item fixo nas etapas
-
Status de pendente nas etapas
- Quando um item estiver pendente a interface agora exibirá "pendente desde..."
-
Texto de verificação
- Para maior clareza o texto "Dados analisados em..." foi alterado para "Verificado em..."
Julho 2024
26/07/2024
Política de privacidade
Configurações
Configure a política de privacidade de sua empresa diretamente via Backoffice - Configurações.
Defina o título e conteúdo da política de privacidade que será exibida na página de login do Portal Cliente, Portal Empresa e Backoffice.
Domínios
Configurações
Defina e configure a URL de suas aplicações ( Portal Cliente, Portal Empresa e Backoffice) em Backoffice - Configurações > Domínios.
24/07/2024
Novo filtro por propósito da fatura
Financeiro
Adicionamos um novo filtro por propósito de fatura para proporcionar maior controle e facilitar a busca de informações para os operadores.
Confira o novo filtro na tela de faturas do Backoffice - Financeiro e comece a utilizá-lo em suas consultas agora mesmo!
Para saber mais sobre propósitos da fatura, clique [aqui](https://docs.paketa.com.br/billing/invoices/purpose
19/07/2024
Detalhes sobre desembolsos
Configurações
Confira detalhes sobre cada configuração de desembolso!
Novas colunas foram adicionadas para fornecer informações importantes sobre os desembolsos, como a data do desembolso, o prefixo da CCB, o método de pagamento, o ambiente em que foram configurados e o tipo de desembolso.
Essa melhoria facilita o trabalho dos operadores na validação das configurações de um desembolso.
12/07/2024
Crie configurações de desembolso
Configurações
Crie as configurações do desembolso de forma prática e agíl diretamente no Backoffice - Configurações!
Anteriomente, a configuração do desembolso só podia ser realizada via API e era um processo que necessitava de habilidades técnicas específicas já que o desembolso incluí a integração com um de nossos parceiros externos, a QITech.
Agora, é possível realizar as configurações por meio de uma interface simples e com um fluxo amigável. Confira essa nova funcionalidade e comece a utilizá-la agora mesmo.
Para saber mais sobre a integração com a QITech para desembolso, clique aqui
Melhorias de auditoria
Todos
Toda requisição (exceto as relacionadas à importação) feita no Portal Empresa e Backoffice agora informa o ID do operador que realizou a ação.
A informação é enviada via HEADER base39-external-client-id
e, com isso, as APIs da Paketa salvam este ID nos campos createdBy.externalClientId
ou updatedBy.externalClientId
, dependendo se a ação do operador foi de criação ou edição.
Exemplo
Um exemplo do impacto dessa melhoria é que, caso um operador rejeite uma proposta, agora teremos registrado quem foi o último operador a atualizar o empréstimo, aprimorando assim o processo de auditoria.
Como fica gravado o registro no API:
01/07/2024
Criação de produto
Configurações
Crie um novo produto, ou edite produtos já existentes, diratamente via Backoffice - Configurações!
Defina os dados básicos, como o nome do produto e o identificador único. Adicione uma imagem ao produto que será exibida no Portal Cliente, insira uma descrição e selecione o status do produto (ativo ou inativo).
Configurações do produto
-
Exigências do produto: Defina exigências como idade mínima, idade máxima e piso salarial.
-
Elegibilidade do produto: Determine a elegibilidade do produto, que pode ser estática ou dinâmica. Para saber mais sobre os tipos de elegibilidade, clique aqui.
-
Solicitação de documentos: Especifique quais documentos serão necessários durante o processo de contratação do produto.
Junho 2024 (3)
Documentos do produto
Configurações
Configure a solicitação de documentos relacionados a um produto diretamente via Backoffice!
Agora, é possível definir quais documentos serão solicitados durante o fluxo de contratação de um produto.
Configuração de refinanciamento
Configurações
Adicionamos a possibilidade de configuração do número mínimo de dias para uma prosposta ficar disponível para refinanciamento no Backoffice - Configurações.
Atualmente, a fucionalidade está disponível apenas nas configurações de Empréstimos:
A possibilidade de realizar configurações de refinanciamento via Backoffice é uma alternativa importante que oferecemos aos nossos clientes que desejam ou preferem fazer ajustes sem a necessidade de utilizar a API.
Copie dados da tela de propostas com um clique
Cockpit
Para facilitar o trabalho dos operadores do Backoffice, agora é possível copiar os dados do cabeçalho da tela de detalhes da proposta com apenas um clique.
Os dados do cabeçalho são:
- Criada: data de criação da proposta
- Atualizada: data de atualização da proposta
- ID: ID da proposta
Essa nova funcionalidade elimina a necessidade de selecionar, copiar e colar dados repetidamente, resultando em uma economia de tempo significativa ao longo do dia.
Maio 2024 (18)
Pagamento de dívida externa com boletos
Cockpit
Com o objetivo de otimizar o trabalho dos operadores em casos de propostas que incluam um pagamento de dívida externa, agora é possível adicionar, editar e remover boletos diretamente nos detalhes da proposta.
Além disso, o valor destinado ao pagamento do boleto é automaticamente subtraído do valor total da proposta.
Adicone descontos extras na etapa de revisão do vínculo empregatício
Cockpit
Adicione descontos extras diretamente na tela de revisão de dados dos funcionários e tenha a margem consignada calculada automaticamente pelo sistema.
Essa nova funcionalidade torna o processo mais eficiente, eliminando a necessiade de anotações e cálculos manuais em outras telas.
Configuração de parcelas
Configurações
Confirgure o vencimento da primeira parcela dos empréstimos e a carência de cobrança de juros após o vencimento das parcelas.
Agora, no Backoffice - Configurações, através da aba Parcelas, é possível configurar como será feita a cobrança das parcelas de um empréstimo.
Os campos configuráveis são:
-
Tipo de vencimento
- Estático: Corresponde ao dia exato do mês para vencimento das parcelas de um empréstimo.
- Absoluto: Corresponde ao dia atual (da solicitação do empréstimo) somado à quantidade de dias escolhidos no campo "Data de Vencimento", representado como D+X.
-
Data de vencimento: Selecione o dia do mês para o vencimento da fatura. Este campo se ajusta conforme a seleção no campo "Tipo de vencimento". Se for "Estático", a opção será um número que representa um dia do mês. Se for "Absoluto", a opção será sempre D+ o número de dias desejado.
-
Carência de juros: Configure como serão cobrados os juros caso as parcelas não sejam pagas.
- Tipo de carência: Dias (juros cobrados por dias de atraso) ou Meses (juros cobrados por meses de atraso).
- Quantidade de dias: Dias até o início da cobrança de juros (após o vencimento).
- Quantidade de parcelas ignoradas: Número de parcelas que serão desconsideradas para cobrança de juros.
A configuração de parcelas é global e válida para todos os empréstimos.
Juros e multa adicionados na configuração de Faturas
Cockpit
Agora, ao criar todos os tipos de fatura, também é possível configurar juros e multa:
Novos tipos de permissão para operadores
Cockpit
As permissões do tipo Automações e Financeiro backoffice agora também podem ser configuradas via Backoffice-Configurações:
Para saber mais sobre os diferentes tipos de permissão para operadores consulte a documentação: Operadores.
Novos motivos de reprovação da proposta
Cockpit
Apresentamos dois novos motivos para a reprovação de propostas:
- Regra do Fundo: Não permite refinanciamento.
- Regra da Empresa: Não permite refinanciamento.
Esses novos motivos foram adicionados para abordar situações em que tanto o fundo quanto a empresa não permitem a opção de refinanciamento, resultando na reprovação da proposta. A identificação desses motivos auxilia no controle e na compreensão geral das propostas.
Atualização de salário na aba de Funcionários
Cockpit
Agora, na aba de Funcionários também é possível habilitar ou desabilitar a atualização de salários por parte dos funcionários, caso o salários dos mesmos não tenham sido atualizados automaticamente.
A configuração da atualização de salário só está disponível para o nível Empresa e é necessário selecionar a empresa para qual você deseja habilitar, ou desabilitar, a atualização de salário
A configuração de atualização de salário não está disponível para o nível Global.
Configurações avançadas na aba de Empresas
Cockpit
Configure a expiração do vínculo empregatício e se é possível realizar a atualização de salário (por parte dos funcionários caso os dados salariais dos mesmos não tenham sido atualizados automaticamente)
A possibilidade de realizar configurações avançadas das empresas via Backoffice é uma alternativa importante que oferecemos aos nossos clientes que desejam ou preferem fazer ajustes sem a necessidade de utilizar a API.
Melhoria no cálculo de remanejo
Financeiro
Ajustamos o cálculo do remanejo para a distribuição de dinheiro referente ao valor restante da parcela quando o valor a ser remanejado é menor do que o valor necessário para o pagamento da parcela.
Agora, o valor será distribuído proporcionalmente entre o total, a multa, os juros e o desconto.
Confira um exemplo prático:
Total restante para ser distribuído: 57,67
Parcela em atraso que irá receber o valor:
- Total: 377,30
- Total para pagar: 802,75 (com multa e juros)
Resultado do remanejo:
- Total pago à parcela: 27,11
- Juros: 30,02
- Multa: 0,54
Totalizando R$ 57,67 distribuídos.
Nova aba de Funcionários
Configurações
Na nova aba de Funcionários no Backoffice - Configurações, é possível configurar a quantidade de dias até a expiração do vínculo empregatício.
O registro do vínculo empregatício preserva informações essenciais sobre a remuneração e a margem consignável do cliente. A possibilidade de configurar a data de expiração diretamente pelo Backoffice é uma alternativa importante que oferecemos aos nossos clientes que desejam ou preferem realizar configurações sem a necessidade de utilizar a API.
Nova aba de Flags
Configurações
Através da nova aba de flags é possível habilitar ou desabilitar as seguintes funcionalidades:
- Desembolso - Habilitar ou desabilitar a opção para exibir o botão de cancelamento antes do desembolso.
- Estorno - Habilitar ou desabilitar a opção para reembolsar automaticamente valores pagos a mais pelos clientes.
Melhoria na tela de configuração de Fundos
Configurações
Agora, na tela de criação de um Fundo, inserimos um link para a documentação de integração com a Kobana para melhor auxiliar nossos usuários na hora de configurar a etapa de pagamento.
Hierarquia para configurações de Empréstimos e Faturas
Configurações
Edite, adicione novas configurações ou consulte as configurações de Empréstimos e Faturas, selecionando o nível de hierarquia desejado: global, produto ou empresa.
Para saber mais sobre os níveis de hierarquia das configurações, consulte a documentação: Hierarquia e exceções.
Pré-visualização dos resultados antes de validar uma fila
Configurações
Para facilitar a validação da fila durante a criação ou edição, incluímos uma pré-visualização com a lista de empréstimos relacionados à fila que está sendo construída. Dessa forma, o operador pode identificar e corrigir possíveis erros antes de finalizar a criação da fila.
Exibição do menu de automações
Cockpit
Anteriormente, somente operadores com permissão de administrador podiam acessar o
menu de automações. Agora, operadores com a permissão backoffice_automation
também
têm acesso a este menu.
Juros e multa especificados nas faturas de rescisão
Financeiro
A inclusão detalhada de juros e multas nas faturas de rescisão simplifica o entendimento da redistribuição do dinheiro, promovendo transparência e clareza. Isso facilita a análise das transações e beneficia clientes e partes envolvidas no encerramento de contratos.
Filtros para as políticas de crédito
Configurações
Os filtros de Nome e Produto foram adiocionados nas políticas de crédito, possibilitando uma busca mais rápida e eficiente.
Confira os filtros e comece a usá-los hoje mesmo!
Novo tipo de tarifa adicional da política de crédito
Cockpit
Agora, ao configurar uma política de crédito via Backoffice é posível utilizar um novo tipo de tarifa: Exceto primeiro empréstimo.
O tipo de tarifa Exceto primeiro empréstimo define que uma tarifa será cobrada em todos os empréstimos, com a excessão do primeiro.
Para saber mais sobre políticas de crédito e suas respectivas configurações e funcionamento, clique aqui.
Abril 2024 (15)
Padronização dos filtros de propostas
Cockpit
Agora, todos os tipos de buscas de propostas, sendo eles: todas as propostas, desembolsos, crédito liberado, propostas pendentes de ajustes e triagem de documentos, contam com exatamente os mesmos filtros. Destaque para alguns tipos de busca que contavam apenas com os filtros de CPF e Data e agora passam a contar também com os filtros de: Grupo (de empresas), Empresa, Status e CCB.
A padronização dos filtros facilita o trabalho dos operadores para uma busca por porpostas mais direta e acertiva.
Novo motivo de rejeição de proposta
Cockpit
Os operadores passam a contar com mais um motivo de rejeição: Prazo expirado - Validação da operação. O novo motivo de rejeição foi adicionado a uma lista de outros motivos que o operador pode preencher ao rejeitar uma proposta. Ao selecionar o motivo é possível ter um maior controle das solicitações rejeitadas e seus respectivos motivos.
Nível de hierarquia adicionado na busca de Empréstimos e Faturas
Configurações
Agora, ao buscar configurações relacionadas aos Empréstimos e Faturas é possível filtrar pela ordem hierárquica, ou seja, por produto, empresa ou global.
Para saber mais sobre os níveis hierárquicos, clique aqui
Novo campo nas regras da política de crédito
Configurações
O campo Valor máximo foi adicionado nas regras da política de crédito, nele pode ser definido o valor máximo que pode ser desembolsado em uma única transação.
Esta configuração permite que nossos clientes tenham maior flexibilidade ao definir as regras de suas respectivas políticas de crédito, que podem variar de acordo com a necessidade e o produto.
Melhorias da tela de Propostas
Cockpit
A tela de Propostas foi padronizada para apresentar os mesmos campos e informações independetente do tipo de listagem e busca. A padronização facilita o trabalho dos operadores na hora de encontrar e comparar informações referentes as propostas.
Múltiplas abas para propostas
Cockpit
Operadores agora podem abrir múltiplas abas de propostas sem perder o filtro inicial. Isso agiliza significamente a análise no cotidiano. Para abrir uma nova aba, basta clicar com o botão direito do mouse, ou ctrl + click, em uma linha na tela de Propostas.
Novo filtro de CPF para parcelas com pendências
Cockpit
Pesquise parcelas pendentes por CPF. O novo filtro acelera a busca e facilita a identificação de parcelas pendentes, melhorando a eficiência do processo financeiro com um todo.
Melhor visualização de multas e juros
Cockpit
Realizamos uma melhoria na planilha de importação de fatura, de modo que as multas e juros agora são exibidos separadamente. A apresentação destes valores de maneira distinta facilita o entendimento e evita possíveis confusões sobre as faturas.
Novo nome e ícone de acesso
Configurações
O Backoffice - Console agora é Backoffice - Configurações. Para acessá-lo clique no ícone de configurações:
Foram realizadas também alterações nos menus e submenus, permitindo um acesso mais rápido e organizado às principais funcionalidades.
Copie informações da proposta direto da tabela sem abrir link
Cockpit
Em Propostas, agora é possível copiar informações da tabela sem ser automaticamente redirecionado para a tela de detalhes da proposta.
Esse aprimoramento visa melhorar a usabilidade, oferecendo maior controle e precisão nas ações dentro de nossas tabelas, garantindo que a seleção de texto para cópia ou revisão possa ser feita sem interrupções ou ações indesejadas.
Novo filtro de data na tela de Propostas
Cockpit
O filtro de data de início e fim foi removido da tela de Propostas. O filtro agora passa a ser apenas Data, tal melhoria proporciona uma melhor usabilidade na aplicação dos filtros.
Melhoria na visualização das etapas da Esteira
Cockpit
A visualização das etapas da Esteira agora mostra exatamente quando uma etapa foi concluída (com data e hora). Adicionalmente, para as etapas com status "em progresso", também são informadas a data e hora do início da etapa. Para as etapas pendentes, foi adicionado um símbolo de um relógio para indicar que a etapa está aguardando para ser iniciada.
Novos menus do Cockpit
Cockpit
Apresentamos os novos menus do Cockpit! Propostas e Funcionários, que antes eram submenus, agora se tornaram menus principais. Essa melhoria facilita o rápido acesso a tópicos tão importantes no dia a dia do operador.
Novo campo propósito da fatura
Financeiro
Rastreie a origem e a distribuição do dinheiro nas parcelas com o novo campo 'propósito da fatura'. Esse novo campo permite que, ao criar uma fatura, seja possível selecionar o propósito de sua criação. A identificação do propósito facilita significativamente o trabalho diário dos operadores do Backoffice - Financeiro.
Redistribuição automática
Cockpit
Agora é possível redistribuir automaticamente o dinheiro de parcelas que foram pagas em duplicidade ou com pagamento excedente, diretamente através do Backoffice - Financeiro. Acesse o menu de Parcelas com pendências e clique no botão 'Redistribuir automaticamente'.
Clique aqui para saber mais sobre pagamento excedente nas parcelas.
Março 2024 (7)
Novo menu de Configurações
Configurações
Apresentamos o novo menu de Configurações. Nele, você pode editar as configurações de empréstimos, faturas, filas e esteiras. As configurações através do Console são uma alternativa às configurações feitas via API. São menos técnicas, mais intuitivas e atendem perfeitamente às necessidades de alguns clientes.
Confira as possibilidades de configurações e comece a utilizá-las agora mesmo!
Múltiplas abas para filas de propostas
Cockpit
Operadores agora podem abrir múltiplas abas de filas de propostas sem perder o filtro inicial. Isso agiliza significamente a análise no cotidiano. Para abrir uma nova aba, basta clicar com o botão direito do mouse, ou ctrl + click, em uma linha de proposta na página de Filas.
Melhoria na visualização das etapas da Esteira
Cockpit
Agora, cada etapa da Esteira que for concluída é sinalizada com a cor verde, indicando que a etapa foi finalizada com sucesso. Também foi adicionada uma moldura flutuante (tooltip) que ao passar o mouse sobre a etapa é possível visualizar mais informações como status, dependências, ID e tipo da etapa.
Automações com condicionais em sequência
Automações
Crie fluxo de automações com condições em sequência. Por exemplo, é possível criar uma automação para enviar e-mail para clientes caso aconteçam as seguintes condições: proposta estar na Esteira com statu em andamento, o status do empréstimo estar como pendente e que o passo na esteira em andamento seja referente ao envio de mais de um tipo de documento. Em outras palavras, é possível configurar uma automação para que seja enviado um e-mail para lembrar o cliente de enviar seus documentos para análise para que assim a proposta possa seguir no fluxo de aprovação.
Melhoria no envio de SMS
Automações
O envio de mensagens via SMS agora converte caracteres especiais e acentuados, melhorando assim a aparência e a compreensão das mensagens enviadas por nossos clientes aos seus funcionários.
Novos documentos da proposta de empréstimo
Cockpit
Agora, os documentos CCB assinada e Seguro assinado podem ser visualizados pelo operador na tela de Detalhes da proposta no Cockpit.
Motivo de reprovação
Cockpit
Agora, na aba de Propostas do Cockpit, é possível selecionar o motivo de reprovação de uma proposta. Ao clicar em Rejeitar proposta, uma longa lista de motivos de reprovação é exibida em ordem alfabetica.
Fevereiro 2024 (9)
Estorno de parcelas com pendência
Financeiro
A nova funcionalidade de estorno de parcelas pendentes permite aos operadores gerenciar de forma eficiente as transações financeiras. Ela oferece uma visão clara das parcelas pendentes e facilita a resolução de problemas de pagamento excessivo.
Gerar boleto para fatura vencida
Cockpit
Essa melhoria permite que seja possível configurar, através da propriedade allowOverduePayment
,
se é possível realizar o pagamento de uma fatura após o vencimento ou não. Caso a
propriedade esteja configurada como true
será possível realizar o pagamento de
uma fatura vencida, caso esteja configurada como false
não será possível.
Apenas o tenant
ou a company
podem realizar a configuração da propriedade
`allowOverduePayment
Nova tela de parcelas com pendências
Financeiro
A nova tela de parcelas com pendências permite que os operadores visualizem todas as parcelas em aberto. Essa tela é bastante útil para controlar os pagamentos que ainda precisam ser estornados ou que requerem alguma ação, facilitando assim a gestão financeira.
Novo campo de margem consignável
Cockpit
Adicionamos um novo campo de margem consignável na tela de detalhes da proposta. Nesse campo, o operador pode inserir o valor da margem consignável do funcionário. O campo já vem preenchido com um valor sugerido, que pode ser alterado pelo operador. Vale lembrar que o valor deve ser, no máximo, 30% do salário líquido do funcionário.
Novo portal financeiro
Financeiro
Novo atalho para um portal financeiro dedicado aos operadores com permissão de admin. Agora. é possível que os operadores acessem um portal exclusivo para questões financeiras, como por exemplo, faturas.
Listar todas as permissões do operador
Configurações
Melhoria que permite visualizar todas as permissões do operador. Anteriormente, havia uma restrição das primeiras 10 permissões. Agora, é possível visializar todas.
Gerenciamento de filas
Configurações
Nova funcionalidade de gerenciamento de filas que permite a visualização, adição, atualização e exclusão de filas. O gerenciamento de filas possibilita que consultas sejam criadas para que as propostas possam ser filtradas e organizadas de maneira personalizada, proporcionando agilidade e praticidade nas tomadas de decisão.
Para saber mais sobre o gerenciamento de filas, consulte nossa documentação: Filas
Permissão de importação para operadores
Cockpit
Nova funcionalidade que permite aos operadores do Backoffice - Configurações importar parcelas, aumentando a autonomia dos mesmos.
Exportação e importação de fluxos
Automações
A nova funcionalidade permite a importação e exportação de automações de um ambiente para outro. Agora, é possível transferir uma automação criada no ambiente de testes e exportá-la para o ambiente de produção com apenas um clique.
Janeiro 2024 (16)
Tela de histórico de execuções dos fluxos de automações
Automações
A nova tela exibe um registro detalhado de todas as execuções anteriores. É possível visualizar informações como data, hora, status da execução e duração. Essa funcionalidade permite monitorar o desempenho, identificar problemas e avaliar a eficácia das automações implementadas. Também é possível rastrear o histórico de execução de fluxos específicos, facilitando a identificação de padrões e tendências para melhorar e otimizar os fluxos de automações.
Exibição da resposta da API de eventos
Cockpit
Essa melhoria permite que ao clicar no botão "Mais Informações" em um gatilho, seja possível visualizar os detalhes do retorno dos eventos, como dados específicos e outras informações relevantes. Isso permite uma compreensão e análise mais precisa dos resultados das chamadas de API de eventos, ajudando os usuários a depurar e solucionar problemas de maneira mais eficiente.
Envio de e-mail sem SMTP
Automações
Essa nova funcionalidade possibilita a opção de envio de e-mails sem o uso do SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Para mais informações, consulte a documentação: Envio de e-mail sem SMTP
Importação de parcelas com múltiplos CNPJS
Configurações
Essa nova funcionalidade permite que os operadores realizem importações com múltiplos CNPJs e mais de 100 parcelas. Para fazer isso, basta importar uma planilha com mais de 100 parcelas e vincular o campo CNPJ a cada parcela.
Gatilho de agendamento
Automações
Nova funcionalidade que permite que nas automações customizadas é possível adicionar um gatilho do tipo agendamento, permitindo a criação de fluxos executados em intervalos regulares (diariamente, semanalmente ou mensalmente).
Novos provedores de SMS e e-mail
Configurações
Aumentamos nosso suporte a provedores, agora, além do test_only, suportamos também a Infobip (SMS) e o Sendgrid (e-mail, via protocolo SMTP).
Suporte a HTLM
Automações
A tela de automações agora inclui um editor de texto aprimorado e com suporte a HTML, permitindo aos usuários inserirem facilmente seus templates de e-mail nas ações.
Nova funcionalidade de simular o valor da fatura de acordo com a data de
Configurações
O operador não tinha visibilidade do valor que a fatura teria ao alterar a data de vencimento.
Agora, é possível simular o valor de acordo com a nova data de vencimento informada, permitindo que seja analisado antes de confirmar a alteração.
Melhorias visuais
Automações
O Portal Automações passou por uma melhoria visual que harmoniza cores e temas, garantindo consistência e aprimoramento estético. Além disso, foi implementado o suporte a imagens no editor de texto. Agora é possível incorporar imagens no corpo do e-mail, tornando a comunicação mais interativa e visualmente atraente, melhorando a eficácia da comunicação como um todo. Os workflows customizados também receberam suporte a SMS, e foi implementada uma melhoria que permite aos usuários incluir variáveis nos e-mails e SMS durante a criação de um workflow sugerido.
Novos filtros por grupo de empresa e empresa
Configurações
Os filtros por grupo de empresa e empresa foram adicionados na listagem de proposta.
Data de conclusão
Cockpit
Para melhor controle e rastreabilidade, a data de conclusão de cada etapa da esteira foi adicionada. Agora, é possível visualizar exatamente quando cada etapa foi concluída, proporcionando uma visão mais clara do progresso e permitindo uma análise mais precisa do fluxo de trabalho.
ID das parcelas
Cockpit
Novidade na Aba de Parcelas!
Agora, na aba de parcelas no detalhe da proposta, é possível conferir os IDs das parcelas. Esta melhoria visa facilitar a identificação e o acompanhamento das parcelas de forma mais ágil e eficiente.
Aproveite essa nova funcionalidade e mantenha o controle total das suas propostas!
Novos filtros de fatura
Cockpit
Implementamos novos filtros de faturas para melhorar a sua experiência! Agora, você pode filtrar faturas por:
- ID
- Tipo de fatura
- Status
Esses filtros permitem uma busca mais precisa e rápida, facilitando a gestão e organização das suas faturas.
Aproveite essa novidade e otimize seu processo!
Melhorias nos itens da fatura
Cockpit
Temos novidades nos itens da fatura! Agora, incluímos as seguintes informações:
- ID da parcela
- Número da CCB
- Valor total da parcela
Essas melhorias visam proporcionar mais clareza e detalhamento nas suas faturas, facilitando a gestão financeira e o acompanhamento das suas parcelas.
Aproveite essas atualizações para uma experiência ainda melhor!
Com o Backoffice - Automações é possível automatizar processos reagindo aos eventos da plataforma da Paketa. As automações podem ser de dois tipos:
AutomaçÕes customizadas
Automações
Permite criar rotinas e lógicas específicas para atender suas automações.
Automações sugeridas
Cockpit
Fluxos de configuração facilitada, prontos para serem parametrizados e ativados.
Por exemplo: Notificação de cobrança por e-mail ou SMS todo dia às 07:00
Nesta primeira versão do Backoffice - Automações, foram adicionados o suporte a envio de notificações via e-mail e SMS, possibilitando a comunicação proativa e direta com o cliente final.
Dezembro 2023 (2)
CCB
Configurações
Para facilitar a identificação de contratos, o número da CCB foi incluído nas seguintes telas: tela de detalhes da proposta, tela das propostas do funcionário e também como filtro na seção de propostas.
Nova interface
Cockpit
Para facilitar a localização de informações referentes a funcionários foram criadas as seguintes abas:
- Visão geral - engloba os dados pessoais e os empréstimos do funcionário
- Salário - mostra todos os dados de empregatícios criados para o funcionário
- Faturas - todas as faturas que já eram mostradas na tela inicial, agora foram alocadas em uma aba própria
Setembro 2024
06/09/2024
Exportação de propostas agora é assíncrona
Agora, ao exportar propostas, o operador verá um aviso de sucesso:
"A exportação do arquivo foi iniciada. Você receberá um e-mail quando o arquivo estiver pronto para download."
Essa mudança melhora a usabilidade do sistema, permitindo que o operador continue usando outras funcionalidades enquanto a exportação é processada, sem precisar aguardar na tela.
Agosto 2024
23/08/2024
Criação automática de faturas recorrentes
Para otimizar o trabalho de nossos clientes, implementamos a criação automática de faturas recorrentes. Com essa novidade, o processo de faturamento, antes manual, deixa de ser responsabilidade dos operadores.
A automatização do processo não só economiza tempo, mas também permite que os operadores foquem na revisão e contestação de parcelas que não devem ser incluídas na fatura recorrente do mês.
Estamos confiantes de que essa funcionalidade resultará em um processo de cobrança mais rápido e preciso.
Para mais detalhes, clique na imagem abaixo e acesse nossa documentação completa sobre o tema:
Essa funcionalidade está disponível em versão Beta fechada. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Paketa ou com seu gerente de contas.
Novo status na tabela de transferência de base de funcionários
Incluímos o status desligado
na tabela de transferência de base de funcionários. Com essa adição, agora é possível transferir funcionários que estão desligados, facilitando também o processo de rescisão como um todo.
Remoção de espaços extra
Para evitar erros no preenchimento das colunas de data de admissão e data de nascimento na tabela de transferência de base de funcionários, impedimos a inserção de espaços em branco extras nessas colunas.
Essa melhoria contribui para um processo de transferência mais preciso, reduzindo a chance de erros de preenchimento.
13/08/2024
Melhorias na tela de Faturas
-
O status "em aberto" foi renomeado para "a pagar" para proporcionar uma melhor compreensão.
-
Os filtros de "vencimento" agora exibem as datas, e o filtro de status já inclui o novo status renomeado "a pagar".
02/08/2024
Contestação de parcelas em lote
Identifique as parcelas que não devem entrar na fatura mensal recorrente da empresa e as conteste em lote!
Após a identificação, de maneira simples e intuitiva, selecione as parcelas que deseja contestar e acompanhe o progresso através do Painel de execuções:
A contestação de parcelas em lote facilita o trabalho dos operadores, que anteriomente precisavam realizar a contestação parcela por parcela.
Para saber mais sobre contestação de parcelas e como utilizar essa funcionalidade, consulte nossa documentação: Contestação de parcelas
Essa funcionalidade está disponível em versão Beta fechada. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Paketa ou com seu gerente de contas.
Agrupar faturas
Agora você pode agrupar todas as suas faturas de repasse mensal em uma única fatura, reunindo todas as parcelas devidas a uma única empresa responsável pelo pagamento.
Facilite a gestão financeira e economize tempo com essa nova funcionalidade!
Quer saber mais sobre as regras, critérios e como realizar o agrupamento de faturas? Consulte aqui nossa documentação.
Essa funcionalidade está disponível em versão Beta fechada. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Paketa ou com seu gerente de contas.
Julho 2024
24/07/2024
Novo filtro por fundo na tela de faturas
Implementamos o novo filtro Beneficiário, que representa os fundos para os quais as faturas são destinadas.
Esse filtro facilita o trabalho diário dos operadores ao consultar informações e detalhes sobre as faturas.
12/07/2024
Melhorias de auditoria
Toda requisição (exceto as relacionadas à importação) feita no Portal Empresa e Backoffice agora informa o ID do operador que realizou a ação.
A informação é enviada via header base39-external-client-id
e, com isso, as APIs da Paketa salvam este ID nos campos createdBy.externalClientId
ou updatedBy.externalClientId
, dependendo se a ação do operador foi de criação ou edição.
Exemplo
Um exemplo do impacto dessa melhoria é que, caso um operador rejeite uma proposta, agora teremos registrado quem foi o último operador a atualizar o empréstimo, aprimorando assim o processo de auditoria.
Como fica gravado o registro no API:
Junho 2024 (3)
Novas regras de transferência de funcionários
Entendemos que o processo de transferência de funcionários é essencial para nossos clientes que possuem várias empresas dentro do seu grupo empresarial.
Para melhorar e otimizar esse processo de transferência entre empresas filiais, desenvolvemos novas regras e valida ções.
Uma dessas melhorias, por exemplo, é a adição de um novo campo de CNPJ de origem na planilha de transferência.
Para saber mais sobre todas as novas regras de transferência de funcionários, consulte nossa documentação: Regras de transferência de funcionários.
Validação salário bruto x líquido
Para evitar erros e otimizar o tempo de trabalho dos operadores, incluímos uma validação que impede que, por engano, algum operador insira um valor de salário líquido maior que o salário bruto.
Novas colunas em Faturas
As colunas Multa, Juros e Desconto foram adicionadas na tela de detalhe da fatura:
A inclusão das três colunas facilita o trabalho dos operadores, permitindo que identifiquem facilmente dados importantes sobre a fatura.
Maio 2024 (3)
Nosso modelo de importação foi atualizado para melhorar o desempenho e usabilidade, como também a estética. Estamos confiantes que essa atualização vai proporcionar uma experiência do usuário aprimorada e mais eficiente.
O modelo de importação em nossa plataforma é utilizado para realizar os seguintes processos:
- Importação de fatura
- Importação de base de funcionários
- Rescisão de funcionários
Confira abaixo como realizar a importação de fatura, funcionário e rescisão no novo modelo:
Importação de Fatura
A importação de fatura ocorre no Backoffice - Financeiro. Primeiramente, é necessário ter o novo modelo de importação. Obtenha o novo modelo em: Backoffice - Financeiro > Faturas > Baixar modelo
1. Adicionar o arquivo
Depois de ter baixado e preenchido o novo modelo, clique em Adicionar arquivo e selecione a planilha preenchida no novo modelo.
2. Selecionar página da planilha
Depois de realizar o upload da planilha, do lado esquerdo, selecione qual a página da planilha deseja carregar e do lado direito quais são os dados que deseja enviar:
3. Iniciar a importação
Após selecionar a página e os dados, clicar no botão Continuar (que ficará ativo apenas após a seleção do passo anterior)
4. Confirmação dos dados
Depois de clicar em Continuar, você será direcionado para a tela de confirmação dos campos. Visualize as informações da planilha ao passar o mouse sobre cada campo. Depois de validar os campos, clique em Continuar.
5. Correção de campos inválidos
Nessa etapa é possível visualizar e corrigir os campos inválidos. Após a correção, clique no botão Enviar (que ficará disponível apenas depois da correção dos campos inválidos)
6. Enviar planilha
Clique em enviar e a importação será realizada.
Importação de base de funcionários
A importação de base de funcionários ocorre no Portal Empresa. Primeiramente, é necessário ter o novo modelo de importação. Obtenha o novo modelo em: Portal Empresa > Base de funcionários > Baixar modelo.
1. Adicionar arquivos
Depois de ter baixado e preenchido o novo modelo, clique em Adicionar arquivo:
2. Selecionar página da planilha
Depois de realizar o upload da planilha, do lado esquerdo, selecione qual a página da planilha deseja carregar e do lado direito quais são os dados que deseja enviar.
Após selecionar página e dados clique em Continuar.
3. Confirmação dos campos
Depois de clicar em Continuar, você será direcionado para a tela de confirmação dos campos. Visualize as informações da planilha ao passar o mouse sobre cada campo. Depois de validar os campos, clique em Continuar.
4. Correção de campos inválidos
Nessa etapa é possível visualizar e corrigir os campos inválidos. Após a correção, clique no botão Enviar (que ficará disponível apenas depois da correção dos campos inválidos).
No exemplo da imagem abaixo, foram enviados propositalmente dados de empresas não existentes e isso foi apontado automaticamente pelo sistema.
5. Filtrar dados incorretos
Utilize os filtros disponíveis para melhor visualizar os campos incorretos e identificar os tipos de erro encontrados.
Para organizar a maneira como as colunas da tabela são posicionadas, clique no ícone no canto superior direito. Desabilite colunas que não queira visualizar.
6. Enviar dados
Depois de corrigir todos os campos inválidos, clique em Enviar e a importação será realizada.
Rescisão de funcionários
A rescisão de funcionários ocorre no Portal Empresa. Confira como realizá-la seguindo os passos abaixo: Portal Empresa > Rescisão de funcionários > Informe os CPFs dos funcionários que gostaria de demitir e selecione a data de vencimento.
1. Exportação do arquivo
Depois de informar os CPFs dos funcionários a serem demitidos e a data de vencimento, clique em Exportar arquivo (o botão só fica ativo depois dos CPFs e data de nascimento terem sido informados)
2. Processando as rescisões
Retorne para página inicial e clique em Processar rescisões.
3. Upload do arquivo exportado
Clique em Adicionar arquivo e faça o upload da tabela que exportou no passo 2.
4. Selecionar página da planilha
Depois de realizar o upload da planilha, do lado esquerdo, selecione qual a página da planilha deseja carregar e do lado direito quais são os dados que deseja enviar.
Após selecionar página e dados clique em Continuar.
5. Confirmação dos campos
Depois de clicar em Continuar, você será direcionado para a tela de confirmação dos campos. Visualize as informações da planilha ao passar o mouse sobre cada campo. Depois de validar os campos, clique em Continuar.
6. Correção de campos inválidos
Nessa etapa é possível visualizar e corrigir os campos inválidos. Após a correção, clique no botão Enviar (que ficará disponível apenas depois da correção dos campos inválidos).
7. Enviar arquivo
Depois de corrigir todos os campos inválidos, clique em Enviar e a importação será realizada.
Abril 2024 (1)
Motivo de criação da fatura na coluna de descrição
No menu de Faturas no Portal Empresa, a coluna Descrição agora também pode conter o motivo pelo qual a fatura foi criada.
Março 2024 (1)
Novas regras para transferência de funcionários
Foram criadas regras para tornar o processo de tranferência de funcionários mais eficiente. As regras evitam que ações que não poderiam ocorrer e/ou resultariam em erros aconteçam.
Confira as regras e as ações que elas proibem de acontecer:
- Transferências para grupos de empresas diferentes.
- Tentar transferir um funcionário quando o mesmo ainda não possui um vínculo empregatício.
- Evitar que o funcionário seja transferido para outra empresa quando o mesmo já possui múltiplos vínculos empregatícios.
- Exibir uma mensagem quando forem grupos iguais e o funcionário estiver sendo transferido apenas para deixar transparente a movimentação para o operador.
Melhoria no processo de desligamento de funcionários com transferência entre filiais
O processo de desligamento de funcionários que foram transferidos para empresas filiais antes do desligamento foi aprimorado. Agora, busca-se todos os empréstimos nas empresas em que o funcionário já trabalhou (empresa nova e antiga). Essa melhoria na pesquisa de empréstimos dentro do mesmo grupo de empresas também impacta diretamente na qualidade e precisão da fatura de rescisão.
Fevereiro 2024 (3)
Restrição de criação de múltiplas faturas
Essa nova funcionalidade impede o usuário de criar uma nova fatura, caso já exista uma em aberto. O sistema sugere ao usuário caso ele queira criar uma nova fatura mesmo com uma ainda em aberto, que ele primeiro deve cancelar a fatura em aberto.
Validação de CPF com status de desligado durante a importação de parcelas
Essa melhoria adiciona uma validação para os CPFs que são inseridos na tabela de importação. Caso o status do CPF seja "desligado", a parcela correspondente não será inserida na fatura. Isso ocorre porque essa parcela já foi incluída na fatura de rescisão por meio do fluxo de demissão. Essa melhoria evita a possibilidade de pagamentos duplicados, o que poderia resultar em processos de estorno ou acordos entre o cliente e a empresa.
Aumento do limite de propostas exibidas na exportação
Essa melhoria permite que até 100 propostas sejam exibidas durante a exportação.
Janeiro 2024 (2)
Barra de progresso na tela de rescisão de funcionários
Essa melhoria permite que os operadores acompanhem o progresso da criação de faturas após a rescisão. A barra de progresso mostra a porcentagem concluída, o tempo restante para o processamento e as etapas do processo (processando, criando faturas e finalizado).
Foram feitas melhorias no arquivo de exportação da rescisão. Duas novas abas foram incluídas: "Instruções" e "eSocial". Além disso, alguns nomes de colunas foram alterados para tornar a planilha mais fácil de entender e utilizar. Também foi realizada uma melhoria nos textos auxiliares da tela de rescisão, facilitando o entendimento de que é possível inserir vários CPFs de uma só vez.
Nova funcionalidade de Rescisão
Agora é possível realizar a rescisão de contratos de trabalho via Portal Empresa. A funcionalidade requer que sejam os informados os CPFs dos contratos a serem rescindidos e a data de vencimento desejada. O sistema automaticamente calcula o saldo devedor dos funcionários e cria as faturas do repasse do desconto das verbas rescisórias.
Para mais informações, consulte a documentação: Rescisão
Outubro 2024
09/10/2024
Alertas para orientar pendências para resolução.
Adicionamos três novos mecanismos de orientação para facilitar a identificação e resolução de pendências, são elas:
Documentos rejeitados
Mensagem apontando o empréstimo que teve documentos rejeitados e o botão "Enviar documentos" que ao ser clicado direciona o usuário para o envio de documentos.
Chaves para alteração de textos:
rejectedDocumentsTitle (título)
rejectedDocumentsMessage (mensagem)
sendDocuments (botão)
Na chave rejectedDocumentsMessage
é possível usar o identificador {{ loanValue }}
do qual é referente ao valor do empréstimo.
Atualização de salário
Mensagem sobre a necessidade de atualizar o salário e o botão "Atualizar salário" que ao ser clicado direciona o usuário para a atualização de salário.
Chaves para alteração de textos:
updateSalaryTitle (título)
updateSalaryMessage (mensagem)
updateSalary (botão)
Nova oferta
Quando existe uma nova oferta de crédito é preciso realizar a assinatura da proposta novamente, para que o crédito possa seguir na esteira de análise.
Agora quando essa etapa é assinada o botão "Ver nova proposta" aparece e ao ser clicado direciona o usuário para a nova oferta.
Chaves para alteração de textos:
reviewedOfferTitle (título)
reviewedOfferMessage (mensagem)
seeNewOffer (botão)
Na chave reviewedOfferMessage
é possível usar o identificador {{ loanValue }}
do qual é referente ao valor do empréstimo.
Dessa maneira o usuário tem forma muito mais intuitiva e fácil para prosseguir com o seu empréstimo, sem precisar procurar pendências no sistema. Nós o avisamos o que fata para conseguir ter sucesso em sua aprovação 😊
Todas as mensagens aqui informadas podem ser alteradas através da api d
textos customizados ::: ## Setembro 2024
17/09/2024
Novos parâmetros no fluxo de refinanciamento
Na URL é possível adicionar o parâmetro action
com o valor blocked
, resultando em /refinanciamento?action=blocked
com a tela exibindo da seguinte forma:
Também é possível utilizar o valor hidden, resultando em /refinanciamento?action=hidden
com a tela exibindo da seguinte forma:
Ambos parâmetros apenas travam a seleção bloqueando ou escondendo os checkboxes, porém o fluxo continua selecionando para refinanciamento todos os empréstimos.
Agosto 2024
12/08/2024
Novo banner de refinanciamento
Adicione um banner na página inicial do Portal Cliente para notificar os usuários que eles possuem ofertas de refinanciamento!
Os textos são customizáveis de acordo com as seguintes chaves:
refinancingBannerTag: 'Novo',
refinancingBannerTitle: 'Refinanciar empréstimos',
refinancingBannerMessage: 'Oferecemos propostas de refinanciamento personalizadas para reduzir taxas e melhorar suas condições financeiras, com prazos e condições exclusivas.',
refinancingBannerButtonText: 'Simular'
Para saber mais sobre customização de textos e todas as chaves de textos customizáveis, consulte nossa documentação: Textos customizados.
Nova url de refinanciamento
A URL de refinanciamento foi atualizada para melhor atender às necessidades dos nossos clientes. Agora, ela é mais curta, facilitando, por exemplo, o envio de campanhas de refinanciamento pelo WhatsApp.
A nova URL: /refinanciamento
exibirá todas as ofertas de refinanciamento disponíveis para o usuário.
Para disparar campanhas para propostas específicas, adicione o número da oferta na URL. Se houver mais de uma oferta, separe-as por vírgulas.
Exemplo:
/refinanciamento?loans=loan123,loan987
Na url ele exibiria as ofertas de número 123 e 987.
Julho 2024
26/07/2024
Oferta de refinanciamento expirada
Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, adicionamos um aviso que será exibido quando uma oferta de refinanciamento não estiver mais disponível para contratação e o usuário não possuir nenhuma proposta elegível para refinanciamento.
Junho 2024 (4)
Melhoria na seleção de parcelas para antecipação
Apresentamos uma melhoria na seleção de parcelas para antecipação. Agora, os clientes podem escolher quais parcelas vencidas desejam antecipar, desde que a seleção siga a ordem da parcela vencida mais antiga para a mais recente.
Anteriormente, para antecipar uma parcela, os clientes precisavam antecipar todas as outras parcelas já vencidas. Agora, é possível selecionar apenas uma ou quantas parcelas desejar, respeitando a ordem da mais antiga para a mais recente.
Também é possível que os clientes selecionem parcelas ainda não vencidas para a antecipação, desde que eles já tenham selecionado as parcelas vencidas antes.
um vencimento mais recente do que outra parcela, a seleção será desabilitada. É necessário selecionar parcelas na ordem do vencimento mais antigo para o mais recente. O mesmo princípio se aplica às parcelas ainda não vencidas, que só poderão ser selecionadas após todas as parcelas vencidas terem sido selecionadas. :::
Essa melhoria tem o objetivo de organizar e simplificar a funcionalidade de antecipação de parcelas, permitindo que os clientes utilizem essa funcionalidade da maneira mais eficiente possível.
Status do valor dos empréstimos refinanciados
Agora, no detalhe da proposta, quando o valor do empréstimo refinanciado ainda não estiver disponível, uma mensagem informando o status Processando será exibida:
A exibição do status "processando" proporciona uma melhor experiência ao usuário, oferecendo maior transparência sobre todas as etapas de sua proposta de refinanciamento.
Além disso, o texto (Processando) é customizável através da chave: loanDetailsProcessingRefinancedAmount
.
Para saber mais sobre textos customizáveis e consultar a biblioteca de chaves de todos os textos disponíves para customização, clique aqui.
Adicione imagem ao produto ofertado
Adicione uma imagem para cada produto ofertado, a imagem será exibida na página inicial do Portal Cliente:
aumentar a taxa de contratação. :::
Como adicionar uma imagem ao produto
A imagem pode ser adicionada via API através dos endpoints: Criar produto e Atualizar produto.
Em qualquer um dos endpoints basta inserir a URL da imagem no campo image
:
Aviso para parcelas não elegíveis
Agora, um aviso é exibido explicando os motivos pelos quais uma parcela não está disponível para antecipação ou refinanciamento.
Essa mensagem visa aprimorar a experiência do usuário, oferecendo uma explicação clara sobre o funcionamento das regras dos produtos ofertados.
Maio 2024 (3)
Campo de descrição do produto
Ao configurar um produto, é possível preencher o campo de descrição. Agora, essa descrição será exibida nos cards dos produtos disponíveis na tela de Ofertas.
Confira na imagem abaixo um exemplo de configuração de um produto com e sem descrição:
Recomendamos que revisem seus produtos e verifiquem se o campo de descrição está preenchido. Se não estiver, nada muda. No entanto, se estiver preenchido com algum texto genérico ou que já não faça sentido, é necessário alterá-lo.
Para uma melhor experiência do usuário, recomendamos que o campo de descrição seja preenchido com até 96 caracteres.
Novos textos customizáveis
Confira os novos textos customizáveis do Portal Cliente! Agora é possível customizar os textos de: Aguardando Rh assinar e Aguardando RH.
Confira os exemplos abaixo:
Para saber mais sobre textos customizáveis e consultar a biblioteca de chaves de todos os textos disponíves para customização, clique aqui
Parcelas pagas disponível na tela de detalhes do empréstimo
Agora, na tela de detalhes do empréstimo, os clientes conseguem consultar todas as parcelas já pagas.
Aviso de falta de conexão com a internet
Implementamos uma melhoria que irá informar o usuário quando o mesmo estiver com problemas de falta de conexão com a internet.
Essa funcionalidade tem como objetivo explicar ao usuário o motivo pelo qual ele não está conseguindo visualizar dados ou ofertas no Portal Cliente.
Além disso, também é possível customizar o texto de falta de conexão através da chave: noInternetConnectionMessage
.
Para saber mais sobre textos customizáveis e consultar a biblioteca de chaves de todos os textos disponíves para customização, clique aqui.
Parcelas não elegíveis para antecipação
Parcelas em aberto e não elegíveis para antecipação agora exibem um aviso informando que não estão disponíveis para antecipação.
Essa melhoria ajuda o usuário a entender melhor quais produtos estão ou não disponíveis para antecipação.
Abril 2024 (7)
Nova tela de saudação
O Portal Cliente agora exibe uma nova tela de saudação com o nome do usuário, conferindo maior dinamismo à interface e personalizando a experiência do usuário.
Destaque de oferta de refinanciamento
Novo destaque de ofertas de refinanciamento para clientes que possuam pelo menos uma proposta com status de desembolsada e que tenha sido criada há mais de 3 meses.
Oferta de antecipação de parcelas com opção de baixar boleto
Agora, na tela de detalhes do empréstimo, há a oferta de antecipação de parcelas em aberto com a possibildade de baixar o boleto diretamente na tela.
Nova página inicial com todos os empréstimos
Todos os empréstimos dos clientes agora listados em uma única página! Os empréstimos listados podem ser os que estão com status de: em análise, pendente de alteração e desembolso.
Melhoria no estilo dos produtos elegíveis
Os produtos elegíveis listados agora contam um um novo estilo. Essa é mais uma de uma série de melhorias que estamos implementando para aprimorar a experiência do usuário no Portal Cliente.
Melhoria na tela de login
A página de login foi atualizada para conter textos mais simples e objetivos facilitando ao máximo o acesso do usuário.
Produtos offl-ine sem destaque
Com o intuito de direcionar o foco do usuário para os produtos elegíveis, alteramos o estilo dos produtos offline para não incluir cores, diminuindo assim a atenção a eles. Esta é apenas uma das várias melhorias que estamos implementando no Portal do Cliente para aprimorar a experiência do usuário.
Revalidação de métodos de pagamento anulados
Agora, é possível revalidar métodos de pagamento anulados antes de completar 30 dias. Anteriormente, só era permitido revalidar após 30 dias. Essa melhoria oferece maior flexibilidade aos nossos clientes que desejam manter os métodos de pagamento de seus funcionários atualizados com maior frequência.
Nova tela de detalhes do empréstimo
A nova tela de detalhes do empréstimo agora inclui todas as informações referentes às parcelas, tais como a última parcela, todas as parcelas vencidas, pagas e a vencer.
O objetivo de concentrar as informações sobre as parcelas na tela de detalhes do empréstimo é melhorar a experiência do usuário, permitindo que ele veja tudo em uma única tela, eliminando a necessidade de uma aba adicional de informações.
Melhoria na tela de cálculo da oferta
A seção de condições detalhadas foi removida da tela. Essa alteração resultou de testes de usabilidade que mostraram que os usuários têm uma experiência melhor sem essa seção.
Dados pessoais e de endereço unificados
Os formulários de dados pessoais e de endereço foram unificados para facilitar e melhorar a experiência do usuário.
Além disso, o formulário unficado só aparece caso o usuário não tenha preenchido um campo obrigatório. Caso não exista nenhum campo obrigatório faltando o formulário não aparecerá.
Nova tela de detalhes do empréstimo
Apresentamos a nova tela de detalhes do empréstimo! A nova página inclui cards para funcionalidades como: Refinanciamento, Quitação e Antecipação de parcelas.
O usuário também pode visualizar a proposta de seguro, baixar o contrato e ver condições detalhadas do empréstimo.
A nova página oferece uma melhor experiência ao usuário, permitindo visualizar e acessar funcionalidades importantes com apenas alguns cliques.
Pular etapa de upload de documentos
Continuando a s érie de melhorias que estamos implementando para aprimorar a experiência do usuário, eliminamos uma etapa do processo que exigia o envio de documentos. Agora, essa etapa não é mais necessária se o usuário já tiver enviado os documentos anteriormente. Eliminando assim uma etapa que poderia ser repetitiva e atrapalhar a experiência do usuário durante a contratação de um empréstimo.
Nova tela de cálculo de oferta
Conheça a nova tela de cálculo de oferta. Ela foi aprimorada para tornar os dados mais objetivos e fáceis de visualizar. Agora, apenas as informações necessárias para o usuário compreender os valores do empréstimo e das parcelas são exibidas. Informações que poderiam confundir o usuário e reduzir as contratações devido a dúvidas foram eliminadas.
Março 2024 (5)
Melhoria na tela de valor desejado
A tela de valor desejado teve algumas alterações no estilo e outras melhorias que tem como objetivo deixar a tela mais bonita, objetiva e prática melhorando a experiência do usuário com um todo.
Nova página Minha conta
Conheça a nova página "Minha conta" acessível a partir da página inicial do Portal do Cliente. Uma das abas permite aos usuários inserir seus dados pessoais (celular, e-mail, número e tipo de documento), enquanto a outra aba é para inserir o endereço. Essa melhoria tem o objetivo de facilitar a experiência do usuário. Quando ele decidir contratar um produto, esses dados já estarão preenchidos, tornando o processo mais rápido e fácil.
Melhoria na tela de proposta criada com sucesso
A nova tela de proposta criada com sucesso agora possui um texto que resume as principais informações referentes a proposta. Além disso, após quatro segundos o usuário é redirecionado para a tela de detalhes da proposta recém criada.
Exibição dos dados sobre PIX e TED
Os dados bancários para realizar PIX ou TED agora são exibidos apenas na tela de resumo da proposta, que é a última antes da criação da proposta. Tal melhoria ajuda o usuário a verificar seus dados bancários e tipo de transferência logo antes de concluir a criação da proposta.
Caso os dados ainda não tenham sido cadastrados ou tenham algum erro, o usuário será notificado e poderá inserir ou corrigir seus dados.
Melhoria na tela de produtos elegíveis
As melhorias foram implementadas nos cards que exibem os produtos elegíveis na tela principal do Portal do Cliente, tornando a oferta mais objetiva e simples, com menos cores e distrações. Essas melhorias visam aprimorar a experiência do cliente, facilitando a contratação de produtos.
Melhoria na tela de resumo do empréstimo
A tela de resumo do empréstimo foi aprimorada para melhorar a experiência do cliente ao visualizar os detalhes finais antes de contratar o empréstimo.
Limite máximo de upload de documento por tipo de arquivo
Os arquivos do tipo jpeg, jpg e png possuem limite máximo (até 10MB) diferente dos arquivos do tipo pdf (até 2MB).
Essa informação sobre o limite máximo por tipo de arquivo não era informada. O cliente, por exemplo, ao tentar realizar um upload de arquivo que execede o limite máximo, a mensagem de erro não especificava de qual tipo de arquivo era o limite que foi execedido. Agora, com essa melhoria, além do limite ser informado antes do upload, a mensagem de erro também especifica o limite máximo por tipo de arquivo.
Fevereiro 2024 (7)
Novo texto customizável
Agora é possível customizar o texto exibido na página inicial do Portal Cliente quando nenhum produto elegível é carregado.
Para acessar a biblioteca de chaves de textos customizáveis, consulte a documentação: Textos customizados
Novo limite de compressão de imagens
O limite de compressão de imagens foi alterado para suportar um tamanho máximo de 2MB por imagem. Essa melhoria foi implementada para otimizar o processo de desembolso para nossos clientes.
Tela de fatura vencida no link de pagamento
Não é possível criar uma intenção de pagamento (boleto) para faturas vencidas. Foi adicionada uma nova tela para casos onde clientes que acessam o link de pagamento com uma fatura vencida e que não tenha um boleto gerado, a tela explica ao cliente o motivo pelo qual ele não consegue gerar um boleto para aquela fatura.
Também foi adicionada uma mensagem na tela de detalhe da proposta para sinalizar que a fatura está vencida e que não é mais possível acessá-la:
Botões de refinanciamento e antecipação
Novas flags foram adicionadas para habilitar ou desabilitar os botões de refinanciamento e antecipação. Essa melhoria proporciona uma experienência melhor e mais acertiva tanto para os clientes, quanto para as empresas e fundos cadastrados.
Melhoria no monitoramento de orfertas inválidas
Foi adicionada uma rotina de monitoramento para casos de ofertas inválidas. Agora, por exemplo, é possível identificar que um cliente não teve nenhuma oferta disponível por falta de dados disponíveis. Ao monitorar e identificar caso a caso será possível compreender melhor os problemas e desenvolver funcionalidades para evitá-los.
Novos documentos disponíveis para download
Os documentos CCB assinada e Seguro assinado agora estão disponíveis para download na página de detalhes da proposta.
Otimização na criação de boletos
Foi realizada uma melhoria que identifica se um boleto está sendo criado com um fundo que não esteja configurado corretamente, a validação do fundo configurado corretamente exibe o erro na hora e evita cobranças com chamadas que seriam feitas em nossas APIs e nas da Kobana.
Novo órgão emissor de RG
Foi adicionado e cadastrado mais um órgão emissor de RG. Essa melhoria tem como objetivo aumentar a conversão de propostas, oferecendo mais opções e facilidade durante o preenchimento de documentos.
Otimização no tempo de carregamento da tela inicial
Melhoria para proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente para os usuários.
Janeiro 2024 (3)
Extensão PDF
Agora é possível enviar documentos com extensão PDF no Portal do Cliente. Essa melhoria facilita e agiliza o envio de documentos pessoais, holerites e comprovantes de residência para usuários que preferem utilizar o formato PDF.
Melhoria na tela de Condições de um empréstimo
Agora os valores percentuais exibidos são referentes ao Valor financiado, que é a soma do Valor líquido de crédito, Imposto (IOF) e taxas diversas. Dessa forma, o cliente consegue ter uma visão e entendimento melhor do empréstimo que está prestes a contratar.
Botão Minhas propostas
Se por algum motivo o usuário não possuir crédito disponível no momento do acesso, agora ele terá a opção de clicar no botão Minhas propostas. Ao fazer isso, ele será direcionado para uma tela que exibirá todo o histórico de empréstimos realizados anteriormente. Essa nova funcionalidade proporciona aos usu ários uma forma rápida e fácil de acessar informações sobre empréstimos anteriores, permitindo que eles acompanhem seu histórico financeiro de maneira conveniente.
Customização dos textos da tela de login
Agora também é possível customizar os textos do login, adicionando-os à lista de textos customizáveis. Essa customização é feita por meio da API de temas. Para verificar a biblioteca de chaves de textos customizáveis, consulte a documentação: Textos Customizados.
Detalhes do contrato
Foi implementada uma melhoria na tela de detalhes do contrato para que o cliente consiga ter visibilidade do valor a ser financiado.
Novas chaves de refinanciamento
Foram adicionadas na biblioteca de texto customizáveis, tornando a funcionalidade de Refinanciamento ainda mais customizável e adaptável as necessidades dos nossos clientes. Confira a lista de textos aqui
Percentuais relativos aos valores e subtotal
As informações de percentuais relativos aos valores e subtotal foram adicionadas na tela de contrato.
Envio simultâneo de documentos
Agora é possível realizar o envio simultâneo de documentos (via tela de envio de documentos).
Dezembro 2023
Refinanciamento
Foram adicionadas novas funcionalidades, incluindo o refinanciamento de múltiplos contratos. Agora, o cliente pode visualizar todos os empréstimos com status de crédito liberado e selecionar quais deseja refinanciar. Também houve uma melhoria no processo de simulação com e sem troco, além da inclusão do link de refinanciamento para campanhas.
Cutomização de textos e telas
Agora é possível customizar os textos e telas do Portal do Cliente, a customização é feita via API de temas através do parâmetro locales
e customStyles
respectivamente.
Setembro 2024
Simulações de empréstimo sem a nencessidade de atualização do vínculo empregatício
Para facilitar a vida dos operadores, que em algumas situações precisavam fazer os cálculos de simulações de empréstimos manualmente, a API de Listar produtos elegíveis foi atualizada para receber os seguintes campos:
netSalary
grossSalary
hiredAt
limitPerloan
limitPerInstallment
Com a inclusão desses campos, é possível realizar simulações de empréstimo automaticamente, sem a necessidade de atualizar o vínculo empregatício. Essa melhoria visa facilitar o trabalho dos operadores, eliminando a necessidade de cálculos manuais em determinadas situações.
Melhoria na configuração dos provedores de notificação
O endpoint de Atualizar configurações agora possui uma lista de opções pré-definidas (Enum) para os campos Foi adicionado um Enum na API de settings para os campos settings.notifications.(email/sms/whatsapp).provider
.
Isso foi implementado para evitar erros que ocorriam quando os usuários inseriam um provedor de serviço incorreto ou cometiam erros de digitação. Anteriormente, o campo aceitava qualquer texto, o que resultava em configurações inválidas. Com essa melhoria, o usuário pode escolher apenas entre as opções disponíveis, tornando o processo mais seguro e confiável.
Agosto 2024 (2)
Novo evento transferência de vínculo empregatício
Receba notificações via webhook sempre que ocorrer uma transferência de vínculo empregatício.
Nome do novo tipo de evento adicionado: employment.transferred
.
Para ver a lista de todos os tipos de eventos que enviamos via webhook, consulte nossa documentação: Tipos de eventos.
Tempo de vida do empréstimo
Para aprimorar nossos processos de contratação e desembolso, implementamos o conceito de tempo de vida ou time-to-live (TTL) para os empréstimos.
Na prática, isso significa que todos os novos empréstimos criados terão um prazo padrão de 15 dias para serem desembolsados. Caso o desembolso não ocorra nesse período, o empréstimo será automaticamente expirado.
É possível alterar o prazo padrão de 15 dias através do parâmetro loans.expireInDays
no endpoint: Atualizar configurações.
Essa implementação é automática e não exige nenhuma ação por parte de nossos clientes, aplicando-se apenas aos novos empréstimos.
Julho 2024 (3)
Recurso de granulação na criação de chaves de API
A granulação de chaves de API refere-se ao nível de controle e especificidade com que as permissões e acessos são configurados para essas chaves. A granulação pode variar de ampla a muito detalhada.
Estamos liberando uma forma de especificar ainda mais a criação de chaves de API, permitindo a restrição de recursos como leitura e escrita de maneira ainda mais detalhada!
Para saber mais sobre o recurso de granulação na criação de chaves de API e como configurá-lo para utilizá-lo, consulte nossa documentação: Chaves de API.
Obtenha uma lista de itens deletados
Para obter uma lista de itens deletados, um novo filtro deleted
foi adicionado nos seguintes endpoints:
- Listar empresas
- Listar grupos de empresas
- Listar faturas
- Listar itens da fatura
- Listar clientes
- Listar vínculos empregatícios
- Listar empréstimos
- Listar fundos
- Listar políticas de crédito
- Listar operadores
- Obter entidades
- Obter documentos
Como utizar
Nos endpoints mencionados acima, basta definir o valor do filtro deleted
como true
para que os itens deletados sejam retornados.
Retorne mais de um ID de empréstimo na listagem de parcelas
Agora, no endpoint de Listar parcelas é possível que o filtro loan
receba um conjunto de IDs seperado por vírgula.
:::noteAteriomente era permitido apenas um ID.:::
Junho 2024 (3)
Auditoria
Para fins de auditoria os campos createdBy
e updatedBy
foram implementados em todas nossas APIs.
A adição desses campos significa que todas as nossas APIS agora oferecem maior controle e rastreabilidade sobre as ações executadas, proporcionando mais transparência, segurança e facilidade de auditoria.
Essa melhoria faz parte do nosso compromisso contínuo em oferecer um sistema mais seguro e eficiente para nossos clientes.
Configuração de dias mínimos para refinanciamento
Implementamos a possibilidade de configuração do número mínimo de dias necessário para que uma proposta possa ser refinanciada.
Anteriomente, o número mínimo de dias considerado era apenas o padrão, que são 90 dias.
Agora, é possível alterar o número padrão de dias através das:
- APIs de Configurações. Como, por exemplo, Listar configurações e Atualizar configurações
via a flag
loans.refin.minDays
. - APIs de Empresas. Como, por exemplo, Obter empresa e Atualizar empresa
via a flag
settings.loans.refin.minDays
.
É importante ressaltar que as configurações feitas por meio das APIs de configuração refletem o nível hierárquico global, enquanto as configurações realizadas nas APIs de empresa se aplicam ao nível hierárquico da empresa.
Para obter mais informações sobre os níveis hierárquicos de configuração, consulte nossa documentação aqui.
Identificação de parcelas com valor pago excedente
Para ajudar na identificação de parcelas com valor pago excedente, adicionamos um novo filtro, o overpaid_installments
no endpoint de Listar parcelas.
A identificação de parcelas com valores pagos excedentes é uma grande ajuda para os operadores que lidam com cobranças e remanejamento de dinheiro. Confira o novo filtro e comece a utilizá-lo agora mesmo!
Maio 2024 (4)
Novo tipo de permissão para operador
Foi adicionada a permissão backoffice_automation
, agora disponível para uso em situações em que um operador necessita acesso apenas ao menu de automações do Backoffice.
Anteriormente, o acesso ao menu de automações era restrito aos operadores com a permissão administrator
. A introdução deste novo tipo de permissão, que concede acesso somente ao menu de automações, não só flexibiliza as permissões, mas também evita a concessão desnecessária de privilégios de administrador.
Para saber mais sobre os tipos de permissões de operadores, clique aqui
Campo de descrição nos hooks
Agora, ao criar um hook (ação) nas etapas da esteira, é possível fornecer uma descrição mais detalhada do que foi realizado durante esse processo.
Por exemplo, ao criar um hook para cancelar um empréstimo, uma descrição possível seria: "O empréstimo foi cancelado devido a uma falha na validação da assinatura".
Essa descrição auxilia não apenas na compreensão das funcionalidades dos hooks, mas também nas etapas da esteira como um todo, proporcionando uma visão mais clara e completa das operações realizadas.
Para saber mais sobre hooks, clique aqui
Novo filtro de nome nos endpoint de listagem
O filtro name
foi adicionado nos seguintes endpoints:
A adição do filtro por nome aprimora e agiliza a busca na listagem de fundos, produtos, operadores, empresas e grupos de empresas.
Novo tipo de feeType
da política de crédito
O tipo de tarifa except_first_loan
foi adicionado nos endpoints de políticas de crédito.
O except_first_loan
indica que uma tarifa será cobrada para todos os empréstimos, com a excessão do primeiro.
Confira o novo tipo de tarifa except_first_loan
nos endpoints: Criar política de crédito e Atualizar política de crédito.
Abril 2024 (15)
Novos tipos de taxa na política de crédito
Houve uma mudança na configuração da política de crédito com relação as taxas de cobrança. Agora, ao definir os tipos de taxas o usuário primeiramente deve optar entre os dois diferentes tipos de taxa:
all_loans
Todos os empréstimos - Significa que a taxa será combrada em todos os empréstimos.first_loans
Primeiro empréstimo - Significa que a taxa será cobrada apenas no primeiro empréstimo.
Novo campo de valor máximo a ser desembolsado
O campo maximumDisbursementAmount
foi adicionado nas regras da política de crédito e nele pode ser configurado o valor máximo que pode ser desembolsado em uma única transação.
Confira os novos campos mencionados acima nos endpoints de: Criar política de crédito e Atualizar política de crédito
Fechamento de fatura PF considerando o campo daysUntilDue
A rotina de fechamento de fatura PF agora considera a configuraçõa do campo daysUntilDue
.
Por exemplo: se a data autual for 19/04 e o daysUntilDue.amount
=5, seriam criadas as faturas para todas as parcelas PF que vencem dia 24/04/2024.
Remova campos da resposta através do filtro fields
Através do filtro fields
, que está presente em todos os nossos endpoints, é possível remover campos da resposta.
Por exemplo, para remover o campo id
, digite: -id
. Caso queira remover mais de um campo acrecente ,
: -id
, createdAt
Recálculo de oferta
O recálculo de oferta ocorre automaticamente todas as vezes em que um novo vínculo empregatício é criado para um funcionário e quando a data prevista para o desembolso for menor que o desembolso.
Para saber mais sobre o recálculo de ofertas, quando e como ele ocorre, consulte a documentação: Recálculo de oferta
Melhoria na rotina de faturas recorrentes da empresa
A rotina de fechamento da fatura recorrente da empresa foi aprimorada para ser mais resiliente e para facilitar a identificação e o tratamento de possíveis erros.
Monitoramento de requisições externas
A partir de agora, sempre que nossa plataforma realizar uma requisição externa, um evento será publicado. Isso vale tanto para casos de sucesso quanto de erros. A publicação do evento possibilita uma melhor auditoria, permitindo identificar quais endpoints foram chamados, o que foi enviado, as respostas recebidas e o tempo de duração.
Melhoria no recálculo da oferta
Durante o recálculo da oferta, se a oferta recalculada for diferente da oferta atual, o status do empréstimo será alterado para pendente pela aplicação.
Para saber mais sobre o recálculo de ofertas, consulte a documentação: Recálculo de oferta
Configuração de refinanciamento e atencipação por fundo
Essa nova funcionalidade permite que nas configurações de um fundo seja possível sinalizar se o mesmo permite a funcionalidade de refinanciamento e atencipação.
Garantir que uma oferta só esteja associada a um empréstimo
Essa melhoria impede que uma oferta esteja associada a mais de um empréstimo. Caso haja tentativa de criação de um novo empréstimo com o mesmo ID de oferta, um erro será retornado.
Flexibilidade no uso de cache
Essa nova funcionalidade permite ativar ou desativar o uso de cache em chamadas de API. Anteriormente, por padrão, o uso estava sempre habilitado. Em alguns serviços, como os relacionados aos clientes, pode ser interessante desabilitar o uso de cache. Essa nova funcionalidade proporciona maior flexibilidade no gerenciamento de cache em nossos serviços.
Melhorias na rotina de faturas recorrentes
Foram adicionadas melhorias nas rotinas das faturas recorrentes, como novos filtros e alteração das datas e horários de execução. Essas melhorias proporcionam uma rotina mais precisa, rápida e abrangente para a criação de faturas recorrentes.
Novo endpoint com idempotência
O endpoint Criar link de arquivo está disponível para ser utilizado com o recurso de idempotência. Para saber mais sobre o que é, como funciona e quando utilizar a idempotência, consulte a documentação: Idempotência
Novo campo na Fatura para indicar o propósito de criação
O campo purpose
foi adicionado à entidade invoice
para indicar o propósito pelo qual uma fatura foi criada. A identificação do propósito facilita a determinação da origem de uma fatura, eliminando a necessidade de rastrear transações manualmente.
Clique aqui para conferir o novo campo no endpoint de criação de fatura.
Melhorias de auditoria
Para fins de auditoria os campos created-by
e updated-by
foram criados nas seguintes entidades:
invoice
installments
invoice-items
A criação dos campos permite rastrear quem criou e quem atualizou uma fatura, parcela e item de fatura respectivamente. Os campos são preenchidos e salvos automaticamente.
Março 2024 (7)
Evento sobre assinatura
Acompanhe todos os eventos relacionados à assinatura que ocorrem em nossa plataforma. Adicionamos três novos tipos de eventos relacionados à assinatura à nossa lista, que ocorrem de acordo com as seguintes ações:
- Ocorre quando uma assinatura é criada
- Ocorre quando uma assinatura é atualizada
- Ocorre quando uma assinatura é deletada
Para conferir a lista completa de eventos, consulte a documentação: Tipos de eventos
Listagem de webhooks
Agora, clientes que assinam nossos webhooks conseguem listar todos os eventos relacionados aos mesmos. Tal melhoria permite que clientes acompanhem melhor todos os eventos enviados com detalhes como erros, horários, tentativas e etc.
Confira a listagem de webhooks está disponível através do endpoint: Listar webhooks
Novo filtro de busca de parcela por empresa
Foi adicionado um novo filtro na busca por parcelas, que permite que a busca seja feita por empresa.
Melhoria nos tipos de etapas da Esteira
O campo endedAt
foi adicionado nas etapas da Esteira para indicar exatamente o momento que a etapa foi finalizada. Todas as vezes que o status da etapa mudar para falha ou concluído, o novo campo endedAt
é preenchido. Essa melhoria permite um maior controle e monitoramento sobre os diferentes tipo de etapa da Esteira.
Verificação de biometria
Oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de verificar a autenticidade dos dados dos funcionários que solicitam empréstimos através da verificação de dados biométricos. A coleta e análise biométrica são realizadas através da nossa integração com a UNICO, uma IDTech brasileira líder em identidade digital no Brasil.
Para saber mais sobre como funciona e como é feita nossa integração com a UNICO para verificação de dados biométricos, consulte a documentação:
UNICO
Novo campo na entidade employment
O campo houseTime
foi adicionado na entidade employment
, através dele é possível saber há quantos meses o funcionário está trabalhando em sua atual empresa desde a data de contratação.
Migração da criação de documentos do empréstimo
Foi desenvolvida uma nova forma de criar os documentos relacionados ao empréstimos (CCB, assinatura e seguro). Anteriomente, a criação de documentos era feita via configurações do produto
e acontecia durante a etapa de desembolso do empréstimo.
A nova forma de criação ocorre via um tipo de etapa de Esteira e permite que a criação de documentos ocorra em qualquer momento do fluxo de vida de um empréstimo. Para saber mais sobre a migração e sobre o novo tipo de etapa da Esteira desenvolvido para a criação de documentos, consulte as documentações:
Fevereiro 2024 (5)
Criação do pacote de formalização
O pacote de formalização formalization_package
é um arquivo que contém os documentos que definem o contrato de um empréstimo. O pacote contém os seguintes documentos: ccb
, seguro
e assinatura
. A criação desse pacote possibilita que a formalização de um empréstimo seja mais completa e de acordo com as melhores práticas do mercado, além de facilitar o envio de documentos para as empresas financeiras responsáveis pelo desembolso.
Novo tipo de permissão para operadores
Foi criada a permissão backoffice_financial
, que é específica para o time financeiro que utiliza os portais backoffice. Através dessa permissão é possível limitar e/ou restringir algumas funcionalidades para usuários admin ou que possuam essa permissão.
Novo tipo de evento disponível via webhook
O evento de temas agora também está disponível para ser utilizado via endpoint de webhook. Essa nova funcionalidade permite que os usuários sejam notificados em tempo real todas as vezes em que a troca de tema é realizada. Para consultar a lista completa com os tipos de evento que disponibilizamos, consulte a documentação: Tipos de eventos
Revisão dos tipos de evento dos Webhooks
Uma melhoria foi realizada para revisar e atualizar a documentação dos tipos de eventos dos Webhooks. Confira a lista atulizada aqui: Tipos de eventos
Melhoria na rotina de pagamento de fatura
A entidade Invoice possui o campo paidAt
porém, o mesmo não era preenchido no momento do evento invoice.paid
. Agora, com essa melhoria na rotina de pagamento de fatura, todas as vezes que uma fatura for paga o campo paidAt
será preenchido com a data da última inteção de pagamento (boleto) paga.
Janeiro 2024 (5)
Parametrização de desembolso
Possibilitamos a parametrização de dados de credenciais de desembolso para um de nossos clientes.
Idempotência
Agora você pode aplicar o conceito de idempotência em operações que gostaria de cerfiticar-se que sempre produzirá o mesmo resultado, independente do número de vezes que for chamada. Isto é particularmente crucial em ambientes onde chamadas de API podem ser repetidas devido a falhas de rede, timeouts ou outros problemas. Para saber mais, consulte a documentação: Idempotência
Campos solicitados
A funcionalidade de campos solicitados oferece flexibilidade na obtenção de dados, permitindo selecionar campos específicos de retorno. Esta característica é especialmente útil ao trabalhar com campos expandidos pois permite solicitar apenas os subcampos mais relevantes. Para mais informações, consulte a documentação: Campos solicitados
Auditoria
Para auxiliar em questões de auditoria, foi desenvolvido um recurso que permite identificar quem criou ou alterou um registro. Para saber mais, consulte a documentação: Auditoria
Hooks
Introduzimos nos passos da esteira os hooks, que são um conjunto de ações extras que ocorrem depois que um passo da esteira é executado. Para saber mais sobre hooks, como eles funcionam, as opções disponíveis e exemplos de casos de uso, consulte a documentação: Hooks
Julho 2024 (4)
Regras de elegibilidade
Nova documentação que descreve e explica as regras de elegilibidade.
Importação de base de funcionários
Confira a nova documentação sobre o processo de importação de base de funcionários.
Antecipação de salário
A documentação sobre o produto de atualização de salário foi aprimorada para incluir mais exemplos práticos sobre o cálculo da margem disponível para crédito, especialmente quando uma empresa oferece os produtos de crédito consignado e antecipação de salário.
Chaves de API
A documentação sobre chaves de API foi atualizada para incluir o tópico de granulação na criação de chaves de API. Entenda o que essa funcionalidade significa e como utilizá-la a partir de agora.
Abril 2024 (9)
Configure uma política de crédito via Backoffice
Confira a nova documentação sobre como configurar uma política de crédito via Backoffice.
A atualização contempla os novos tipos de tarifas adicionais (primeiro empréstimo e todos os empréstimos), cobrança de tarifa por porcentagem e o novo campo de Valor máximo nas regras da política, que permite definir um valor máximo de desembolso por transação.
Saiba mais aqui.
Crie uma automação para notificação de cobrança
Através da nossa plataforma é possível configurar automações para criar fluxos de notificações recorrentes, como por exemplo, o fluxo de notificações de cobrança.
A notificação de cobrança pode ser configurada para ser enviada dias antes ou depois do vencimento de uma fatura, sendo o envio feito por e-mail ou SMS.
Saiba mais aqui.
Dark e Light mode para estilos customizados no Portal Cliente
Agora você também pode implentar os modos dark e light nos estilos customizados do Portal Cliente!
Confira no exemplo abaixo como realizar a configuração:
/* Modo Claro (padrão) */
[data-testid="login-wrapper"] img {
content: url('https://seu-host.com.br/paketa/logo.png');
}
/* Modo Escuro */
@media (prefers-color-scheme: dark) {
[data-testid="login-wrapper"] img {
content: url('https://seu-host.com.br/paketa/logo-white.png');
}
}
Quer saber mais sobre estilos customizados para o Portal Cliente? Clique aqui.
Envio de e-mail através da Paketa
Você sabia que a Paketa oferece uma solução integrada para o envio de e-mails, permitindo que você utilize nossa infraestrutura avançada para disparar mensagens eletrônicas?
Para aproveitar essa funcionalidade, é preciso configurar o sistema para que os e-mails enviados tenham o seu endereço de e-mail como remetente.
Clique aqui para saber como realizar a configuração necessária.
Notificação via WhatsApp
Conheça nosso endpoint responsável por enviar notificações via WhatsApp:
curl --request POST \
--url https://api.base39.io/v1/notifications/whatsapp \
--header 'Authorization: Bearer <token>' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data '{
"whatsapp": {
"to": "+5511912345678",
"text": "Olá, mundo!",
"sender": "+5511912345678"
},
"transport": {
"token": 111,
"account": 222
}
}'
Atualização dos templates de documentos
Confira os novos campos e a nova nomenclatura dos campos dos templates de CCB, certificado de assinatura e seguro prestamista:
Para saber mais sobre os documentos relacionados ao empréstimo, clique aqui.
Recálculo de oferta
Nossa plataforma conta com a funcionalidade de recálculo de ofertas, que é acionada automaticamente toda vez que um novo vínculo empregatício é criado para um funcionário ou no desembolso do empréstimo.
Os motivos para recálculo da oferta acontecer são:
- Criação de um novo vínculo empregatício
- Necessário que exista empréstimo em aberto para o CPF associado ao vínculo empregatício.
- O status do empréstimo precisa necessariamente ser
open
oupending
.
- Desembolso
- Quando a data prevista para o desembolso for menor que a data do desembolso.
Para saber mais sobre o recálculo de oferta, consulte nossa documentação aqui.
Fatura de rescisão
No contexto de crédito consignado, a fatura de rescisão é uma importante etapa do processo. A fatura de rescisão leva em consideração o desconto das verbas rescisórias informadas pelo RH, para realizar o pagamento de parcelas em aberto ou atrasadas em nome do funcinário demitido.
Para saber sobre como é criada a fatura de rescisão, clique aqui.
Propósitos da fatura
Uma fatura pode ser criada para vários propósitos, como faturas recorrentes, de cancelamento, de rescisão, de refinanciamento, e assim por diante.
A identificação do propósito da fatura facilita consideravelmente o trabalho diário dos operadores do Backoffice-Financeiro e do Portal Empresa.
Para saber mais sobre os propósitos da fatura e começar a utilizá-los no Backoffice e na API, consulte nossa documentação aqui.
Março 2024 (8)
- Verificação de documentos
- Criação de documentos
- UNICO
- Status da Esteira
- Novos campos template CCB
- Migração de documentos
- Tipos de eventos
- Novo tipo de permissão para operador