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Verificação de documento

A etapa do tipo verificação de documentos desempenha um papel crucial na garantia da precisão e autenticidade das informações fornecidas pelos clientes. Essa etapa é essencial para mitigar riscos financeiros e garantir a conformidade regulatória, ao mesmo tempo em que protege tanto os credores quanto os tomadores de empréstimos.

Essa etapa consiste na validação minuciosa de documentos, como comprovantes de renda, identificação pessoal e informações de emprego. Esta verificação, realizada pelos operadores, ajuda a confirmar a elegibilidade do solicitante do empréstimo e também protege contra fraudes e falsificações.

nota

A configuração da etapa da Esteira tipo verificação de documentos não está relacionada a configuração dos documentos que serão solicitados no Portal do Cliente. Para saber mais sobre os documentos solicitados no Portal do Cliente, consulte a documentação sobre a etapa tipo Criação de documentos

Parâmetros de configuração

  • Propósito

Própositos nada mais são do que os diferentes tipos de documentos disponíveis para serem verificados durante a etapa. Os propósitos devem ser selecionados de acordo com as regras e necessidades de cada empresa.

Confira abaixo a lista de própositos disponíveis:

Fluxo da etapa verificação de documentos

Confira abaixo o fluxo da etapa de verificação de documentos:

Conforme o fluxogram acima, caso o operador rejeite um dos documentos configurados na etapa o status da mesma permance em em progresso, até que novos documentos sejam enviados para análise.

Exemplos

Confira um exemplo de caso de uso e sua respectiva configuração.

Solicitar verificação de documento de identidade e holerite

Nesse caso de uso, o passo de verificação de documentos é usado para verificar frente e verso do documento de identidade e o holerite do cliente.

Confira abaixo como é feita a configuração desse caso de uso via Backoffice e API.

nota

Importante ressaltar que para cada tipo de documento escolhido é necessário uma configuração diferente.

Em Backoffice > Configurações > Esteiras é possível configurar todas os diferentes tipos de etapa da Esteira.

Primeiramente, você deve especificar a ordem hierárquica para qual está configurando a etapa de verificação de documento.

Selecione uma das opções:

  • Empresa
  • Produto
  • Global

Para saber mais sobre ordem hierárquica, consulte a documentação: Hierarquia e exceções

Selecione o tipo de etapa da Esteira "Verificação de documento":

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Seguindo o exemplo de caso de uso, é necessário realizar três configurações:

  1. A primeira seleção é referente ao documento: Frente do documento de identidade

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Entenda os campos e opções da tela acima:

  • Ignorar etapa: caso futuramente você decida que a etapa seja ignorada. Ela continua existindo, mas não é considerada no fluxo da Esteira.
  • Dependências: selecione uma ou mais etapas (já existentes) que gostaria que esta etapa tenha dependência. Para saber mais sobre o funcionamento das dependências clique aqui
  • Ações: é possível escolher se você deseja que uma ação aconteça Ao iniciar a etapa, por exemplo, todas as vezes em que a etapa de verificação da frente do documento de identidade for iniciada a ação ao iniciar seria a de atualizar o empréstimo para pendente, ou seja, o empréstimo fica pendente até que a etapa seja concluída.

Também é possível escolher uma ação do tipo Se a etapa falhar. Neste caso a ação disponível é a de Rejeitar o empréstimo. Ou seja, caso não seja possível validar a frente do documento de identidade, o empréstimo será rejeitado.

  1. A segunda seleção é referente ao documento: Verso do documento de identidade

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Entenda os campos e opções da tela acima:

  • Ignorar etapa: caso futuramente você decida que a etapa seja ignorada. Ela continua existindo, mas não é considerada no fluxo da Esteira.
  • Dependências: selecione uma ou mais etapas (já existentes) que gostaria que esta etapa tenha dependência. Para saber mais sobre o funcionamento das dependências clique aqui
  • Ações: é possível escolher se você deseja que uma ação aconteça Ao iniciar a etapa, por exemplo, todas as vezes em que a etapa de verificação da frente do documento de identidade for iniciada a ação ao iniciar seria a de atualizar o empréstimo para pendente, ou seja, o empréstimo fica pendente até que a etapa seja concluída.

Também é possível escolher uma ação do tipo Se a etapa falhar. Neste caso a ação disponível é a de Rejeitar o empréstimo. Ou seja, caso não seja possível validar a frente do documento de identidade, o empréstimo será rejeitado.

  1. A terceira configuração é referente ao documento: Holerite

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Entenda os campos e opções da tela acima:

  • Ignorar etapa: caso futuramente você decida que a etapa seja ignorada. Ela continua existindo, mas não é considerada no fluxo da Esteira.
  • Dependências: selecione uma ou mais etapas (já existentes) que gostaria que esta etapa tenha dependência. Para saber mais sobre o funcionamento das dependências clique aqui
  • Ações: é possível escolher se você deseja que uma ação aconteça Ao iniciar a etapa, por exemplo, todas as vezes em que a etapa de verificação da frente do documento de identidade for iniciada a ação ao iniciar seria a de atualizar o empréstimo para pendente, ou seja, o empréstimo fica pendente até que a etapa seja concluída.

Também é possível escolher uma ação do tipo Se a etapa falhar. Neste caso a ação disponível é a de Rejeitar o empréstimo. Ou seja, caso não seja possível validar a frente do documento de identidade, o empréstimo será rejeitado.

:::noteAs configurações devem ser salvas e publicadas. Caso sejam só salvas elas não entram em vigor, é necessário publicá-las.:::

Regras de edição

Após ter salvado e publicado é possível editar a etapa. Confira abaixo as possibilidades de edição:

  • Editar o nome da etapa
  • Editar o tipo de documento
  • Adicionar ou remover dependências
  • Adicionar ou remover ações

FAQ

  1. Quando um documento é rejeitado pelo operador o que acontece com a etapa da Esteira? A etapa fica com o status de em progresso, aguardando o reenvio do documento rejeitado para nova análise.

  2. Quando um documento é rejeitado o que acontece com o status do empréstimo? Quando um documento é rejeitado o status do empréstimo é alterado para ajustes solicitados. O reenvio de documentos por parte do cliente ocorre quando o status do empréstimo é de ajustes solicitados.

  3. Quais são os tipos de documentos possíveis de verificação na etapa? A lista de documento possíveis de serem escolhidos para que sejam verificados durante a etapa são:

  • Documento de identidade
  • Frente do documento de identidade
  • Verso do documento de identidade
  • Verificação adicional
  • Seguro
  • Holerite
  • Comprovante de endereço
  • Selfie
  • Ícone da organização
  • Logo da organização
  • Requisito de conta
  • Assinatura
  • CCB
  • CCB assinada
  • Seguro
  • Seguro assinado
  • Assinatura do seguro