A fatura recorrente da empresa é gerada mensalmente para realizar o pagamento das parcelas dos empréstimos consignados dos funcionários. Ela inclui os valores das parcelas que serão deduzidos dos salários dos funcionários e repassados à instituição financeira responsável pela concessão do crédito.
Na Paketa, a criação de faturas recorrentes é totalmente automatizada, simplificando o trabalho dos nossos clientes. Assim, a principal responsabilidade deles passa a ser a revisão e contestação dos pagamentos mensais de parcelas específicas, em vez da criação das faturas.
Esta documentação detalha o funcionamento do sistema de criação automática de faturas recorrentes.
Tipos de fatura
O sistema realiza a criação de três tipos de faturas recorrentes:
-
Para funcionários com vínculos empregatícios ativos com as empresas.
-
Para funcionários com vínculos empregatícios encerrados (por exemplo, demitidos).
-
Para funcionários que a empresa tenha contestado o valor da parcela.
Faturas para funcionários com vínculos empregatícios ativos
Data de corte
A data de corte é o principal fator na criação das faturas.
Nas configurações do sistema e da empresa, a propriedade cutoffDay
define quando a fatura da vigência atual deve ser encerrada.
Para o sistema, a data de corte também marca o momento em que a fatura da nova vigência será gerada.
Confira abaixo um exemplo de como a criação de faturas é processada com base na data de corte:
Exemplo de criação e fechamento de faturas recorrentes
A tabela abaixo apresenta um cronograma detalhado para a criação e o fechamento das faturas mensais, incluindo as datas de vencimento e os períodos de vigência.
Os cenários levam em conta a possibilidade das datas de corte ocorrerem no mês anterior ou no próprio mês de vencimento da fatura.
# | Data de corte | Vencimento | Id da fatura | Status da fatura | Vigência |
---|---|---|---|---|---|
1 | 20/01/2024 | 05/03/2024 | inv_1 | draft | 01/03/2024 - 31/03/2024 |
2 | 20/02/2024 | 05/03/2024 | inv_1 | open | 01/03/2024 - 31/03/2024 |
3 | 20/02/2024 | 05/04/2024 | inv_2 | draft | 01/04/2024 - 30/04/2024 |
4 | 20/03/2024 | 05/04/2024 | inv_2 | open | 01/04/2024 - 30/04/2024 |
5 | 20/03/2024 | 05/05/2024 | inv_3 | draft | 01/05/2024 - 31/05/2024 |
6 | 04/04/2024 | 10/04/2024 | inv_4 | open | 01/04/2024 - 30/04/2024 |
7 | 04/04/2024 | 10/05/2024 | inv_5 | draft | 01/05/2024 - 31/05/2024 |
8 | 04/05/2024 | 10/05/2024 | inv_5 | open | 01/05/2024 - 31/05/2024 |
9 | 04/05/2024 | 10/06/2024 | inv_6 | draft | 01/05/2024 - 31/05/2024 |
Entendendo a tabela
Cada linha da tabela representa um ciclo de faturamento, mostrando quando a operação ocorre e o que acontece com a fatura.
Analisando a fatura com ID inv_1
Linha 1: A fatura foi criada em 20 de janeiro de 2024 com o estado "Em processamento" (draft
). Ela se refere ao período de 1º a 31 de março de 2024, mas ainda não está disponível para pagamento. O vencimento está marcado para 5 de março de 2024.
Linha 2: Em 20 de fevereiro de 2024, a fatura foi atualizada para o estado "A pagar" (open
), o que significa que não pode mais ser alterada e está disponível para pagamento.
Como a data de corte (data em que a fatura é aberta) ocorre após a data de vencimento, o pagamento da fatura é programado para dois meses no futuro.
Analisando a fatura com ID inv_5
Linha 7: A fatura foi criada em 4 de abril de 2024 com o estado "Em processamento" (draft
). Ela cobre o período de 1º a 31 de maio de 2024 e ainda não está disponível para pagamento. O vencimento está marcado para 10 de maio de 2024.
Linha 8: Em 4 de maio de 2024, a fatura foi alterada para o estado "Em aberto" (open
), tornando-se imutável e disponível para pagamento.
Como a data de corte ocorre antes da data de vencimento, o pagamento da fatura é programado para o mês seguinte.
Execução do fluxo de cálculo das datas de vencimento
Os exemplos deste fluxo serão executados conforme as configurações da data de corte (cutoffDay
).
O processo inicia no dia seguinte à data de corte. Abaixo, estão as etapas detalhadas desse processo:
1. Obtenção das parcelas em aberto
O sistema obtém todas as parcelas em aberto para o próximo mês, desde o início até o último dia do mês.
As faturas criadas automaticamente terão as seguintes configurações: ⇒ Faturas com parcelas regulares: payer:comp_
, type:company_recurring
, purpose:regular
2. Criação das faturas
Para cada beneficiário único (Fundos), é criada uma fatura com o status "Em processamento" (draft
), com a data de vencimento configurada conforme os exemplos fornecidos.
3. Adição de itens às faturas
Cada parcela é adicionada como um item de fatura, incluindo as de valor zero (como ocorre, por exemplo, com as parcelas contestadas). Itens de fatura com valor zero indicam que a parcela foi incluída na fatura recorrente, mas não afetará no valor total a ser pago.
Fechamento de faturas com o status de "Em processamento"
Paralelamente ao processo acima, o sistema executa o fechamento das faturas que estavam em "Em processamento" (draft
), transformando-as em faturas "A pagar" (open
).
Este processo ocorre da seguinte forma:
1. Obtenção das faturas recorrentes
O sistema obtém todas as faturas recorrentes criadas para o mês atual.
2. Alteração do status
Todas as faturas recorrentes do mês atual são alteradas para o status "A pagar" (open
).
3. Tratamento das parcelas contestadas
Se a configuração para criar faturas PF estiver habilitada e houverem parcelas contestadas, serão criadas faturas para cada respectiva PF (Pessoa Física) com o valor restante da parcela. As faturas PF já são criadas no estado "A pagar" (open
).
As faturas PF criadas pela contestação terão as seguintes configurações: payer:cust_*
, type:company_recurring
, purpose:no_funds
e purposeKey:<valor preenchido no momento da contestação>
Uma vez com o status "A pagar" (open
), uma fatura não poderá sofrer
modificações e estará elegível para pagamento.
Configurações necessárias
Confira as configurações necessárias para garantir que todo o processo descrito acima ocorra corretamente e onde configurá-las:
-
Pessoa Jurídica (PJ)
autoCreate
: Habilita o processamento mensal automático de faturas PJ.- Na empresa:
settings.invoices.companyRecurring.create.autoCreate
- Nas configurações gerais:
invoices.companyRecurring.create.autoCreate
- Na empresa:
cutoffDay
: Define a data de corte.- Na empresa:
settings.invoices.companyRecurring.create.cutoffDay
- Nas configurações gerais:
invoices.companyRecurring.create.cutoffDay
- Na empresa:
daysUntilDue.amount
: É um dos componentes utilizados para calcular a data de vencimento da fatura.- Na empresa:
settings.invoices.companyRecurring.daysUntilDue.amount
- Nas configurações gerais:
invoices.companyRecurring.daysUntilDue.amount
- Na empresa:
-
Pessoa Física (PF)
autoCreate
: Habilita a criação automática de faturas PF.- Nas configurações gerais:
invoices.customerRecurring.create.autoCreate
- Nas configurações gerais:
daysUntilDue.amount
: É um dos componentes utilizados para calcular a data de vencimento da fatura.- Nas configurações gerais:
invoices.customerRecurring.daysUntilDue.amount
- Nas configurações gerais:
-
Criação de faturas. Confira os endpoints relacionados a criação de faturas:
-
De/Para de status das faturas (na API e no Portal Empresa)
draft
:Em processamento
open
:A pagar
paid
:Paga
void
:Cancelada
uncollectible
:Incobrável
Fatura dos funcionários com parcelas contestadas
Os funcionários com parcelas contestadas nas faturas da empresa serão responsáveis pelo pagamento dessas faturas específicas.
A fatura será criada seguindo a mesma semântica da fatura normal. No dia seguinte a data de corte (cutoffDay
), as parcelas contestadas de faturas "Em processamento" (draft
) serão geradas individualmente, tendo como responsável pelo pagamento o funcionário em questão.
Para saber mais sobre a funcionalidade de contestação de parcelas, consulte nossa documentação: Constestação de parcelas.
Agrupamento de faturas PJ
O agrupamento de faturas é uma funcionalidade que permite às empresas consolidar suas faturas de repasse mensal em uma única fatura, contendo todas as parcelas.
Para saber mais sobre a funcionalidade de agrupar faturas, consulte nossa documentação: Agrupar faturas.
Faturas para funcionários sem vínculos empregatícios ativos
As faturas para funcionários sem vínculos empregatícios ativos são classificadas como faturas PF (Pessoa Física), pois a responsabilidade pelo pagamento da parcela passa da empresa para o ex-funcionário.
Configurações necessárias
-
Nas configurações gerais do sistema, existe a propriedade
autoCreate
para faturas PF. Quando essa propriedade está ativa, o sistema cria automaticamente as faturas de ex-funcionários alguns dias antes da data de vencimento. -
A quantidade de dias antes do vencimento é determinada pela propriedade
daysUntilDue
, também localizada nas configurações gerais do sistema.
Exemplo de quando a fatura é criada
A tabela abaixo detalha quando a fatura PF é criada baseado em diferentes configurações do dias para vencimento (daysUntilDue
) e datas de vencimento.
# | Data de quando a fatura será criada | Dias para vencimento | Parcelas com vencimento em |
---|---|---|---|
1 | 28/02/2023 | 5 | 05/03/2023 |
2 | 01/03/2023 | 8 | 09/03/2023 |
3 | 02/03/2023 | 13 | 15/03/2023 |
4 | 30/03/2023 | 21 | 20/04/2023 |
Rotina do sistema
Todos os dias o sistema verifica se há faturas para serem criadas. O passo-a-passo abaixo explica o que acontece neste processo:
- A data de vencimento das faturas é calculada com base na quantidade de dias para o vencimento.
- São identificadas todas as parcelas em aberto destinadas a funcionários onde o vencimento coincide com a data calculada.
- É criada uma fatura por parcela por funcionário. As faturas PF já serão criadas com o status "A pagar" (
open
).
As faturas criadas automaticamente terão as seguintes configurações: ⇒ Faturas com Parcelas regulares: payer:cust_*
, type:customer_recurring
e purpose:regular
.
Configurações necessárias
Confira as configurações necessárias para garantir que todo o processo descrito acima ocorra corretamente e onde configurá-las:
- Pessoa Física (PF)
autoCreate
: Habilita a criação automática de faturas PF.- Fica nas configurações gerais em:
invoices.customerRecurring.create.autoCreate
- Fica nas configurações gerais em:
daysUntilDue.amount
: É um dos componentes utilizados para calcular a data de vencimento da fatura.- Fica nas configurações gerais em:
invoices.customerRecurring.daysUntilDue.amount
- Fica nas configurações gerais em:
FAQ
O que acontece se o RH não pagar a fatura até o vencimento com boleto gerado?
Caso a configuração permita o pagamento de faturas em atraso, os juros e multa enviados para o provedor de boletos do Fundo serão calculados pelo parceiro e repassados no evento de pagamento da fatura.
- Na empresa:
settings.invoices.companyRecurring.allowOverduePayment
- Nas configurações gerais:
invoices.companyRecurring.allowOverduePayment
O que acontece se o RH não pagar a fatura até o vencimento sem boleto gerado?
No cenário de faturas já fechadas e que permitem pagamentos com atraso (allowOverduePayment
), iremos usar as configurações globais de fine
e interest
para calcular os juros apenas a partir da data de pagamento combinada com a empresa até o dia posterior a geração do boleto.
-
Na empresa:
settings.invoices.companyRecurring.fine
settings.invoices.companyRecurring.interest
-
Nas configurações gerais:
invoices.companyRecurring.fine
invoices.companyRecurring.interest
Onde estão guardadas as informações para o cálculo de juros e multa?
Cada empréstimo é derivado de uma oferta que foi feita durante a contratação. As informações de juros e multa vem da Política de Crédito e são salvas no Empréstimo dentro da Oferta.
-
Na política de crédito:
- Multa:
options.fine.fineRate
- Juros:
options.fine.monthlyRate
- Multa:
-
Na Oferta do Empréstimo:
- Multa:
offer.fine.fineRate
- Juros:
offer.fine.monthlyRate
- Multa:
Demissões e óbitos ficam na mesma fatura?
Demissão possui uma funcionalidade específica. Na funcionalidade de faturas pode-se contestar o valor para garantir que a parcela não será cobrada antes das verbas rescisórias serem pagas.
É possível fechar a fatura antes do fechamento automático?
Sim, é possível. Para isso, acesse o detalhe da fatura que está "Em processamento" e clique no botão "Fechar fatura" e depois confirme a ação: