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Notificação de cobrança via automação

Através da nossa plataforma, é possível configurar automações para criar fluxos de notificações recorrentes, como por exemplo, o fluxo de notificações de cobrança.

A notificação de cobrança pode ser configurada para ser enviada dias antes ou depois do vencimento de uma fatura, sendo o envio feito por e-mail ou SMS.

Como funciona

A notificação de cobrança buscará todas as faturas com status open (em aberto) ou canceled (cancelado) com base na data de vencimento. Uma mensagem será enviada alguns dias antes ou após o vencimento.

Através da configuração, é possível definir os status open ou canceled, e quantos dias antes ou após a data de vencimento a mensagem de notificação de cobrança será enviada.

Durante a configuração da automação de notificação de cobrança, você também pode definir se a mensagem será enviada por e-mail ou SMS, bem como personalizar o conteúdo da mensagem.

Pré-requisitos

  • Ter uma fatura criada - Para configurar uma automação de notificação de cobrança é necessário ter uma fatura criada, pois só a partir de uma fatura é possível realizar pagamentos.
  • Operador cadastrado com a permissão do tipo: administrator. Para saber mais sobre os tipos de permissão de operador e como configurá-las, clique aqui

Tipos de fatura

A automação está disponível apenas para dois tipos de fatura:

  • customer_recurring - Fatura de cobrança recorrente do cliente (PF).
  • company_recurring - Fatura de cobrança recorrente da empresa (PJ).

Como configurar a automação de notificação de cobrança

  1. Em Backoffice > Automações > Sugeridos > "+ Adicionar"

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  1. Defina o canal de envio da mensagem: e-mail ou SMS

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atenção

Não enviamos SMS no caso das faturas com pagamento sob responsabilidade das empresas. Para estes casos usamos apenas e-mail.

  1. Configue os parâmetros do envio
  • O sistema permite que o disparo aconteça x dias antes ou x dias depois da data de vencimento da fatura. Selecione Dias antes ou Dias após e indique a quantidade de Dias para iniciar.

X é o número de dias equivalente a diferença entre a data atual e a data de vencimento da Fatura. Ex.: Caso configurado 8 dias antes, na data 10/04/2024 serão enviadas as notificações para faturas vencendo em 18/04/2024.

  • No campo Situação - Selecione para qual status de fatura você deseja configurar a automação para notificação de cobranca, as opções disponíveis são: Em aberto ou Cancelado.

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  1. Defina a mensagem de notificação de cobrança

Em Variáveis do fluxo > Configurações

  • Para e-mail é necessário definir o Assunto e em Mensagem digite o texto que será enviado:

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  • Para SMS, defina Remetente e em Mensagem digite a mensagem a ser enviada:

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  1. Clique em Salvar e a automação já estará ativa.