Notificação de cobrança via automação
Através da nossa plataforma, é possível configurar automações para criar fluxos de notificações recorrentes, como por exemplo, o fluxo de notificações de cobrança.
A notificação de cobrança pode ser configurada para ser enviada dias antes ou depois do vencimento de uma fatura, sendo o envio feito por e-mail ou SMS.
Como funciona
A notificação de cobrança buscará todas as faturas com status open
(em aberto) ou canceled
(cancelado) com base na data de vencimento. Uma mensagem será enviada alguns dias antes ou após o vencimento.
Através da configuração, é possível definir os status open
ou canceled
, e quantos dias antes ou após a data de vencimento a mensagem de notificação de cobrança será enviada.
Durante a configuração da automação de notificação de cobrança, você também pode definir se a mensagem será enviada por e-mail ou SMS, bem como personalizar o conteúdo da mensagem.
Pré-requisitos
- Ter uma fatura criada - Para configurar uma automação de notificação de cobrança é necessário ter uma fatura criada, pois só a partir de uma fatura é possível realizar pagamentos.
- Operador cadastrado com a permissão do tipo:
administrator
. Para saber mais sobre os tipos de permissão de operador e como configurá-las, clique aqui
Tipos de fatura
A automação está disponível apenas para dois tipos de fatura:
customer_recurring
- Fatura de cobrança recorrente do cliente (PF).company_recurring
- Fatura de cobrança recorrente da empresa (PJ).
Como configurar a automação de notificação de cobrança
- Em Backoffice >
Automações
>Sugeridos
> "+ Adicionar"
- Defina o canal de envio da mensagem: e-mail ou SMS
Não enviamos SMS no caso das faturas com pagamento sob responsabilidade das empresas. Para estes casos usamos apenas e-mail.
- Configue os parâmetros do envio
- O sistema permite que o disparo aconteça
x
dias antes oux
dias depois da data de vencimento da fatura. Selecione Dias antes ou Dias após e indique a quantidade de Dias para iniciar.
X é o número de dias equivalente a diferença entre a data atual e a data de vencimento da Fatura. Ex.: Caso configurado 8 dias antes, na data 10/04/2024 serão enviadas as notificações para faturas vencendo em 18/04/2024.
- No campo Situação - Selecione para qual status de fatura você deseja configurar a automação para notificação de cobranca, as opções disponíveis são: Em aberto ou Cancelado.
- Defina a mensagem de notificação de cobrança
Em Variáveis do fluxo > Configurações
- Para e-mail é necessário definir o Assunto e em Mensagem digite o texto que será enviado:
- Para SMS, defina Remetente e em Mensagem digite a mensagem a ser enviada:
- Clique em Salvar e a automação já estará ativa.