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Transferência entre filiais

Há casos em que funcionários podem ser transferidos para empresas filiais, que pertencem ao mesmo grupo de empresas, porém, com outro nome e CNPJ.

Confira abaixo as configurações necessárias para que o processo de transferência do funcionário para a nova empresa funcione corretamente na aplicação.

Pré requisitos

Antes de iniciar as configurações é necessário ter as seguintes informações:

  • ID da empresa antiga
  • ID da nova empresa
  • CPF do funcionário a ser transferido

Configurações

1. Criar um novo vínculo empregatício

Primeiramente, é necessário criar manualmente um novo vínculo empregatício, que será responsável por indicar a aplicação sobre a transferência de CNPJ do funcionário.

  • Crie um novo vínculo através do endpoint: Criar vínculo empregatício
    • No parâmetro status , indicar a opção transferred
    • No parâmetro company, inserir o ID da antiga empresa
    • No parâmetro transferredTo, inserir ID da nova empresa
    • No parâmetro customer, é obrigatório preencher o campo document com o CPF do funcionário que está sendo transferido
Exemplo da chamada
{
"status": "transferred",
"customer": {
"document": "23894709283"
},
"company": "comp_65243323b5ce5da15dc65be1",
"transferredTo": "comp_62d9889bd3985729e5a048ef"
}
nota

Esta configuração é a única que deve ser feita manualmente. Todas as outras configurações a seguir são feitas automaticamente pela aplicação.

2. Obter ID do cliente

A aplicação obtem o ID do cliente (o funcionário que está sendo transferido) através do endpoint: Listar clientes

  • O parâmetro document é preenchido com o CPF do cliente
  • ID obtido e salvo pela aplicação

3. Listar empréstimos em aberto

Antes de fazer a transferência de CNPJ, é fundamental saber se o funcionário possui empréstimos em aberto.

  • A aplicação executa o endpoint: Listar empréstimos
    • No parâmetro customer, a aplicação inseri o ID do cliente (obtido no passo 2)
    • No parâmetro status, seleciona a opção open

4. Encontrar as parcelas não pagas de cada empréstimo em aberto (encontrado no passo anterior)

  • Para encontrar as parcelas não pagas, a aplicação utiliza o endpoint: Listar parcelas
    • No parâmetro loan, a aplicação preenche com o ID do empréstimo em aberto (encontrado no passo anterior)
    • O parâmetro payer, é preenchido com o ID da empresa antiga
    • O parâmetro status, é selecionado com a opção unpaid
info

Agora a aplicação tem todas as parcelas não pagas da empresa antiga e que precisam ser transferidas para a nova empresa.

5. Criar uma nova parcela para cada parcela não paga (encontrada no passo anterior)

  • Para criar uma nova parcela, a aplicação utiliza o endpoint: Criar parcela
  • Todos os campos da nova parcela são preenchidos exatamente igual aos da parcela do passo anterior, apenas o campo payer, que é alterado e preenchido com o ID da nova empresa.

6. Checar se existe transação na parcela

Para cada parcela em aberto (encontrada no passo 4) é necessário checar se existe alguma transação. Como por exemplo, verificar se já foi feito algum tipo de pagamento, há casos em que parte da parcela já pode ter sido paga.

  • Para checar, a aplicação utiliza o endpoint: Listar parcelas

  • Na resposta, a aplicação verifica se existe alguma informação no campo transactions

  • Caso exista alguma informação, é necessário criar uma nova fatura

  • Para criar uma nova fatura, a aplicação utiliza o endpoint: Criar fatura

  • É necessário criar dois itens de fatura:

    • Primeiro item:

      • O parâmetro installment, é preenchido pela aplicação com o ID da parcela antiga (que tem transação)
      • O parâmetro amount, é preenchido com o valor negativo da transação (por exemplo, se a parcela é de 400 e tem uma transação de 200, -200 é o valor a ser preenchido)
      • O parâmetro discount, também é preenchido com o valor negativo da transação
    • Segundo item:

      • O parâmetro installment, é preenchido com o ID da parcela nova (obtido no passo 5)
      • O parâmetro amount, é preenchido com o valor da transação (por exemplo, se a parcela é de 400 e tem transação de 200, 200 é o valor a ser preenchido)
      • O parâmetro discount, é preenchido com o valor da transação
    • Ainda em fatura:

      • O parâmetro type, é selecionado com a opção company_recurring
      • O parâmetro payer, é preenchido com ID da nova empresa
      • O parâmetro dueDate, é preenchido com a data do dia em que a fatura está sendo criada
      • O parâmetro beneficiary, é preenchido com o ID do fundo da parcela
      • O parâmetro autoFinalize, é selecionado com o valor true
      • O parâmetro updateInvoiceItemOnInsert, é selecionado com o valor false

7. Anular parcelas antigas

Por último, depois de ter criado as novas faturas com sucesso, é necessário que a aplicação anule as parcelas antigas.

  • Para anular parcelas, a aplicação utiliza o endpoint: Anular parcela
  • O parâmetro installment, é preenchido com o ID da parcela antiga
nota
  • Parcelas com payer da antiga empresa que não foram pagas, o status é definido como void.
  • O parâmetro company nos empréstimos (loans) do cliente não é atualizado durante o processo de transferência.