Pular para o conteúdo principal

UNICO

O que é a UNICO?

A UNICO é uma IDTech brasileira que oferece soluções baseadas na identidade digital com o objetivo de simplificar processos burocráticos de forma rápida e segura.

A Paketa oferece a possibilidade de integração com a solução de identidade digital, que consiste em um conjunto de dados, documentos pessoais e informações biométricas usadas para comprovar e autenticar a identidade de uma pessoa em um ambiente virtual.

Fluxo da integração

Confira no diagrama abaixo uma visão 360 do fluxo de integração:

Como integramos com a UNICO

A integração ocorre via a funcionalidade de tipos de etapa da Esteira. Foi criado um novo tipo de etapa específico para a integração chamado unico.
Durante o processamento da etapa um processo é criado na UNICO e a etapa fica com o status de in_progress até receber a resposta da UNICO.

Criação da etapa da esteira

É necessário criar a etapa da esteira para poder realizar a integração com a UNICO. A criação pode ser feita no tenant, companyou product.

cURL de exemplo
curl --request POST \
--url https://api.dev.base39.io/v1/settings \
--header 'accept: application/json' \
--header 'authorization: Bearer API-KEY' \
--header 'content-type: application/json' \
--data '

{
"steps": {
"ColetaBiometrica": {
"type": "unico",
"methodData": {
"minScore": 65
},
"needs": [],
"title": "Unico"
}
}
}
'

Configuração do score mínimo (minScore)

Para informar o score mínimo (minScore) é necessário entender seu funcionamento, clique aqui para saber mais sobre os diferentes tipos de score e o que cada um deles significa.

Processamento da etapa

O processamento da etapa tipo unico consiste na criação de um processo para a UNICO que solicita a coleta de biomoteria por parte do funcionário. A criação do processo é realizada pela Paketa e é feita todas as vezes em que um empréstimo é criado.

Quando o empréstimo é criado todos os passos configurados serão criados executados conforme prioridade e/ou depedência.

dica

Para compreender melhor como funciona as etapas da esteira, seus repectivos status e dependências consulte nossa documentação: Esteira

Resposta da UNICO

A Paketa é notificada (através da configuração de webhooks) todas as vezes em que uma biometria foi coletada e processada pela UNICO. O evento que a UNICO retorna é o resultado do score.

Ao receber o score da UNICO a Paketa define a etapa como concluída (caso o score seja maior ou igual ao mínimo necessário), ou como falha (caso o score seja inferior ao mínimo necessário).

atenção

A etapa fica com status de pending até que a Paketa receba e processe o score enviado pela UNICO mundando assim o status para failureou done.

nota

A mera configuração da etapa tipo ÚNICO não garante que a etapa entrará em operação. Se tiver interesse em contratar essa etapa, entre em contato com nosso suporte.

FAQ

  1. Quem é o responsável pela comunicação ao cliente para coleta biométrica?
    A UNICO se encarrega da comunicação e coleta da biometria.
  2. Quem é responsável pela coleta da Selfie/Biometria?
    A UNICO que é responsável pela coleta, toda parte de frontend é por conta da UNICO, nós apenas solicitamos a coleta e recebemos o retorno.
  3. Quais os canais de comunicação utilizados?
    Via e-mail e SMS.
  4. Temos como personalizar mensagens, tema visual e etc?
    Sim, há suporte para personalização de SMS, e-mail, termos e condições de coleta de dados do cliente e o html da página inicial com texto e imagens.
  5. Cada tenant dos nossos clientes estão em tenant separado na UNICO?
    Não, todos os tenants dos nossos clientes usam o mesmo tenant na UNICO.
  6. O que é um processo na UNICO?
    No nosso contexto, é a solicitação validação de identidade, toda vez que solicitamos é criado o processo.
  7. Existe retry de notificação quando o cliente não captura a biometria em certo período de tempo?
    A UNICO não fornece feature de retry de comunicação.
  8. O processo expira se em um determinado período de tempo não for coletado biometria?
    O processo nunca expira, o processo só encerra apenas quando a biometria for coletada.
  9. Como o serviço de coleta da biometria é terceirizado, existem métricas para acompanhar falhas, limitações do SDK, processos iniciados e não terminados e etc?
    Não há nenhuma métrica fornecida.
  10. Como é coletado a biometria?
    A UNICO envia um link via canal de comunicação. Esse link leva o usuário para página web para ser coletada a biometria. Não existe um aplicativo móvel para a coleta da biometria. A UNICO sugere usar o celular para coletar a biometria ao invés do computador.